Uma vida tranquila já é realidade com a Ciência da Felicidade

Gustavo Arns, no Auditório Sicredi, em Encantado

O Fórum da Saúde e Desenvolvimento Humano, organizado pela Associação Comercial de Encantado (ACI-E), por meio dos Núcleos Saúde do Vale e Desenvolvimento de Pessoas, trouxe para a reflexão, nesta edição, a Felicidade.

O tema já possui estudos e as áreas que formam a Ciência da Felicidade se dedicam a entender como manter esse sentimento de forma duradora e, assim, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

A abordagem foi feita pelo idealizador do Congresso Internacional da Felicidade e professor de pós-graduação em Psicologia Positiva, Gustavo Arns, para um público de cerca de 400 pessoas, no Auditório Sicredi, em Encantado, na quinta-feira, dia 7.

Arns abriu a explanação destacando o conceito da Ciência da Felicidade, um campo multidisciplinar que possui três pilares principais focados em entender e, principalmente, melhorar a relação com o bem-estar: a psicologia positiva, a neurociência e a ciência das emoções.

Ele ainda enfatizou que países já olham para esse campo com atenção, tanto que já implantaram políticas públicas específicas de bem-estar e felicidade, entre eles, Reino Unido, Japão e Nova Zelândia. “A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a definir o 20 de março como o Dia Mundial da Felicidade e a Finlândia obteve a primeira colocação em 2022 como o país mais feliz do mundo”, acrescentou Arns.

O palestrante provocou a platéia sobre a crença de que o sucesso e o dinheiro são garantia de felicidade. Segundo ele, a realidade atual inverteu a ordem essa fórmula. “Hoje, a felicidade da pessoa é que trará o seu sucesso, seja ele pessoal ou profissional”, afirmou. Além disso chamou atenção para a autorresponsabilidade e a necessidade de as pessoas assumirem suas escolhas. “É preciso parar de culpar o outro pela minha infelicidade”.

Arns encerrou com um desafio para o público: praticar a gratidão. “Antes de dormir, ou de manhã, logo ao acordar, agradeça três coisas que tenham acontecido no dia. Persistam com esse exercício e vocês vão ver que, com o passar dos dias, seu cérebro estará treinado e tudo passa a ser automático. E a percepção da realidade começa a mudar”, comentou.

Doutor Felicidade

Gustavo Arns fez apontamentos sobre um estudo do psicólogo americano, Edward Diener, já falecido, conhecido como Dr. Felicidade, que aponta que pessoas mais felizes são mais sociáveis, cooperativas, generosas e altruístas; são mais criativas e sua produtividade é mais alta; tem mais amigos e renda maior; têm mais autocontrole para lidar com situações adversas; possuem 50% mais anticorpos, aumentando seu sistema imunológico; e possuem baixo risco de desenvolver doenças vasculares, pulmonares, diabetes, hipertensão, resfriados e, inclusive, vivem mais tempo.

Frases de Gustavo Arns

– Encantado tem vocação para tratar da saúde, bem-estar e felicidade;
– Existem pessoas que são naturalmente mais felizes e pessoas que são naturalmente negativas;
– Felicidade é algo que vou experimentar dentro de mim, independente de fatores externos;
– Quando se dedica tempo para o sucesso profissional, falta tempo para os relacionamentos;
– Não importa o quão difícil foi o seu dia, você sempre vai achar motivos para agradecer.

Coordenadoras dos Núcleos destacam relevância do tema

As coordenadoras dos Núcleos Saúde do Vale e Desenvolvimento de Pessoas, Marilene Daltoé e Raquel Cadore, destacaram a aceitação do público com o tema escolhido para o Fórum e a qualidade do conteúdo apresentado pelo palestrante. “Muito feliz e satisfeita com o resultado do nosso evento. Pude ver a felicidade estampada nos rostos das pessoas da plateia. Obrigada a cada um que aceitou o nosso convite e ao Gustavo Arns que compartilhou os seus saberes conosco”, salientou Marilene.

Raquel acrescenta que o objetivo dos dois Núcleos é plantar sementes de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que reverberam nas famílias, equipes e organizações. “A importância de ver o ser humano na sua integralidade e a importância de pensarmos um ambiente mais feliz com todos os benefícios destacados pelo Gustavo. E a ACI-E vem forte com este trabalho de construção de indivíduos e comunidade mais desenvolvidos”, destacou.

Já o presidente da ACI-E, Álex Herold, agradeceu aos associados pela presença e aos integrantes dos Núcleos pelo empenho na organização do Fórum. “De fato, a felicidade é contagiante. Que maravilha podermos nos reencontrar após o período da pandemia”, disse.

Antes da palestra, a Orquestra Jovem de Encantado recepcionou o público e as empresas associadas à ACI-E da área da saúde e bem-estar expuseram seus serviços no hall de acesso ao Auditório Sicredi.

O Fórum da Saúde e Desenvolvimento Humano contou com o patrocínio máster do Sicredi, Laboratório Hemoanálises e Espaço Flores.ser, patrocínio prata de Baldo e Unimed e apoio de Ciamed e Ana Paula Tonin.