História

Fundada em 02 de setembro de 1939, com o objetivo de – assim como hoje – congregar empresas, lutar pelo desenvolvimento do município e dar apoio às questões legais. Assim, foi fundada a Associação Comercial de Encantado, que mais tarde passou a ser denominada de Associação Comercial e Industrial de Encantado.

Ao completar 75 anos, a ACI-E destaca-se por prestar relevantes serviços à comunidade empresarial, assumindo a luta em prol dos interesses dos segmentos dos associados. Entre as ‘bandeiras’ mais recentes, a luta por melhorias no sinal de telefonia móvel, a derrubada do projeto de lei, a nível estadual, que exigia das indústrias de cosméticos a aplicação do selo ‘testado em animais’ nos produtos. E ainda, a criação do APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, a permanência da Junta Comercial em Encantado, apoio no movimento de instalação da 3ª Vara na cidade, busca por melhorias de infraestrutura para a Uergs, entre outras demandas que afetam diretamente o desenvolvimento de Encantado e região. Ao longo deste período, já atuaram – voluntariamente – 25 diretorias (presidente e vice), e uma vasta relação de diretores.

A força do pensamento feminino e suas vantagens intuitivas também para o campo dos negócios levou a entidade a eleger a primeira mulher como presidente. Com mandato de dois anos, Renata Galiotto conduz a entidade nos seus 75 anos, juntamente com outras 11 mulheres que integram a diretoria.

A Associação conta também com um Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, órgãos de apoio e fiscalização. A entidade evoluiu ao longo dos anos, mas sempre manteve o foco de fortalecer o segmento dos associados, influenciar e contribuir para o desenvolvimento de Encantado e região, através de ações com representação junto aos poderes constituídos e de entidades como a Federasul, Fiergs e Fecomércio.

A ACI-E é reconhecida atualmente por realizar eventos que tornaram-se os principais divulgadores do município e de suas potencialidades culturais, gastronômicas e profissionais. Entre eles, destaca-se em grande magnitude a Suinofest, realizada anualmente, sempre em junho. A ACI-E também promove o Festival do Sorvete, além de Almoços e Jantares Empresariais, Cursos, Palestras e Seminários. Oferece ainda uma gama de serviços e convênios com grande vantagem para associados.

Associação Comercial e Industrial de Encantado: um universo de oportunidades.