Representação, retomada de eventos e mobilização local e regional marcam o 2022 da ACI-E

 

 

O ano de 2022 foi desafiador e finaliza positivamente para a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). Em pesquisa realizada recentemente, a entidade foi reconhecida por 98,60% dos respondentes como a entidade representativa local, com índice de satisfação de 92,7%.

 

O período foi de intenso envolvimento da Associação no debate de pautas fundamentais para o desenvolvimento de Encantado e região, entre elas, o plano de concessões das rodovias estaduais e o turismo. Além disso, foram intensificadas as atividades e programações presenciais após as restrições decorrentes pandemia.

 

Desde que o governo do Estado apresentou o modelo de concessão, ainda em 2021, a Associação ocupou um espaço de protagonismo ao participar ativamente das audiências públicas e de inúmeras reuniões com representantes do Executivo estadual, sempre demonstrando sua contrariedade à proposta, principalmente nos aspectos que apontavam a permanência da Praça de Pedágio em Encantado, aliado ao alto valor da tarifa, à suspensão das isenções para os moradores locais e aos investimentos insuficientes.

 

A ACI-E investiu recursos próprios na contratação de um estudo técnico realizado por profissionais da área de engenharia, que serviu de embasamento às lideranças políticas e empresariais do Vale do Taquari durante todo o debate. Além disso, investiu na ação judicial visando suspender o Edital do Bloco 2.

 

A liminar restou prejudicada, em razão de que o próprio Estado suspendeu administrativamente o Edital e assim segue até hoje, sem data definida. Durante a campanha, o Governo eleito prometeu retomar o diálogo com o Vale do Taquari antes de prosseguir com o Edital, e a entidade já mobilizou seus contatos e forças para que a promessa se realize.

 

Eventos dos Núcleos

 

As iniciativas lideradas pelos Núcleos do Programa Empreender também receberam o reconhecimento da comunidade ao longo do ano. Uma série de eventos foram promovidos, entre eles, as palestras com Gustavo Arns, especialista em Ciência da Felicidade, e com Jorge Trevisol, realizadas pelos núcleos de Desenvolvimento de Pessoas e Saúde do Vale; o encontro com o guia turístico internacional, Victor Hugo Mello de Almeida, organizado pelo Turismo em Ação; e a Rodada de Negócios, o Chá Rosa e o Happy Hour em comemoração aos cinco anos do SuperAção, Núcleo de Mulheres Empreendedoras.

 

O Bem Receber – Núcleo de Gastronomia e Hotelaria, trouxe o chef Moisés Basso para o Master Class “Aprimoramento na apresentação de alimentos”; Rafael Fontana e Fabiano Diehl para falarem das experiências em comunicação para o setor turístico; além de visitas técnicas a empreendimentos de outros municípios e visitas de benchmarking aos empreendimentos que fazem parte do Núcleo.

 

 

Mobilização local

 

No ano de 2022, a ACI-E viu o Programa de Desenvolvimento Local de Encantado – PRODEL se consolidar como política pública do município e também do governo, com a criação da Coordenadoria do Desenvolvimento junto à Secretaria do Turismo. A consolidação do programa e a criação de uma secretaria voltada ao desenvolvimento eram pleitos dos empreendedores que foi defendido pela ACI-E junto aos poderes públicos municipais e atendido.

 

Durante 12 meses, a entidade contribuiu financeiramente e com a força de trabalho de parte da própria equipe para o PRODEL compor o programa de governo do município de Encantado. Atualmente cabe à Administração Pública a responsabilidade de continuar mobilizando os mais de 130 voluntários, membros das Câmaras Técnicas e do Conselho, que tanto contribuíram para desenvolver o mapa estratégico do município.

 

A ACI-E mantém a participação ativa no PRODEL com a representação no Conselho e nas Câmaras Técnicas e continuará apoiando as suas ações e cobrando da Administração Pública a efetiva participação dos empreendedores na construção do futuro de Encantado.

 

Mobilização regional

 

Outra programação marcante foi o 1º Jantar da Região Alta Empreendedora, que mobilizou prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de associações e entidades, empreendedores e associados da ACI-E na sede social do Sicredi Região dos Vales, em Encantado. Durante a confraternização foram apresentados três cases (Jardim do Acolhimento, Boulevard Encantado e a obra Cristo Protetor) como forma de demonstrar o potencial turístico e os novos investimentos oportunizados pela construção do Cristo Protetor.

 

A partir dos cases apresentados, em sua fala, o presidente da ACI-E, Álex Heroldi, reforçou a necessidade de integração entre o Poder Público, as entidades associativas e representativas e os empreendedores da Região Alta do Vale do Taquari para o desenvolvimento sustentável na sua máxima potência. “Todos atentos às particularidades dos seus municípios e aos vínculos regionais que nos fortalecem nos pleitos que nos são comuns”, ressaltou.

 

A ACI-E encerra mais um ano de trabalho com a diretoria para o mandato de 2023 definida. O advogado Álex Herold segue como presidente, agora acompanhado pela empresária Renata Galiotto como vice. Completam o grupo Rene Gianisella, diretora administrativa; Darjela Calvi, diretora de Núcleos; e Fábio Pretto, diretor financeiro.
2023 será o último ano do atual mandato do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal e ao seu final deve ser renovado para o próximo quadriênio. Um dos principais desafios para o próximo ano é a retomada da Suinofest, marcada para os quatro finais de semana do mês de junho.

 

Outras ações de 2022

> Representação e participação ativa na formação do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari.

> Apoio a indústrias de Encantado no contato com a concessionária RGE para solucionar problemas pontuais de energia elétrica que travam a produção, principalmente, as oscilações de tensão e as constantes interrupções de energia.

> Apoio ao CODEVAT na discussão com a RGE para obter melhorias regionais no fornecimento de energia, obtendo antecipação de investimentos para melhor atendimento das demandas regionais emergenciais;

> Participação na inauguração da UTI Geral Adulto do Hospital Beneficente Santa Terezinha. A ACI-E foi reconhecida pela diretoria da Casa de Saúde como uma entidade que apoiou e auxiliou na arrecadação de recursos para a UTI.

> ACI-E e CDL mobilizam comerciantes e representantes de empresas instaladas na Rua Júlio de Castilhos com o objetivo de avaliar e sugerir ações para revitalizar essa área central da cidade, tornando um ponto de atração e retenção de turistas na cidade;

> 1º Entrevero de Associados é marcado pela palestra de integrantes da organização Dale Carnegie, sobre o tema “Competências essenciais para melhorar a liderança, gestão e resultados”.

> Ampliação do laboratório de informática da entidade, com 25 computadores doados pelo Banco Santander, que recebe as aulas do EAD Univates e fica disponível para outras qualificações na área de TI ou virtuais.

> ACI-E e Univates fecham parceria para a realização do Programa Jovem Aprendiz, com o curso na área de Tecnologia da Informação.

> Entidade elabora o Planejamento Estratégico Institucional.

> Atividades como o Café Com Novidades e a Oficina de Associados são retomadas.

> Participação no Planejamento Estratégico do Vale do Taquari, promovido pelo CODEVAT.

> Representação dos associados no Congresso da Federasul e aliado às pautas liberais da federação para desenvolvimento do empreendedorismo, desburocratização e não interferência do Estado nas atividades empreendedoras.

> Delegações de associados, diretoria executiva e membros da equipe operacional em visitas ao 1º South Summit Brasil de Porto Alegre, Expointer, Mercopar e Instituto Caldeira.