Polo EAD Univates de Encantado abre inscrições para cursos de graduação e pós

Desde 2018, a parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) tem proporcionado à comunidade regional a possibilidade de realizar de graduação e pós-graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD).

Esse sistema tem conquistado a adesão de estudantes, principalmente, por dois motivos: o custo menor das mensalidades em relação ao ensino presencial e a autonomia e a flexibilidade em organizar o tempo para assistir às aulas e realizar as atividades. Nos dois anos de funcionamento, 226 alunos se inscreveram em qualificações oferecidas pelo Polo de Encantado.

Para o responsável pelo EAD da Univates em Encantado, Lucas Schneiders, os meses de pandemia evidenciaram a importância e as facilidades das atividades a distância. “O EAD é um segmento que está crescendo muito. Percebemos uma grande demanda. A parceria entre a ACI-E e Univates trouxe a profissionalização aos nossos trabalhadores da região. Sem dúvida, é uma vantagem para a nossa comunidade”, comenta Schneiders.

“Não troco mais o EAD”, diz aluna de Pedagogia

Ketrin Bassani, aluna de Pedagogia do EAD da Univates em Encantado

A aluna Ketrin Bassani, 29 anos, considera a qualidade do ensino a distância semelhante ao presencial. Antes de ingressar no curso de Pedagogia EAD, no polo de Encantado, ela concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda, modalidade presencial, na Univates em Lajeado. “Não troco mais o EAD. Se tivesse que fazer uma terceira graduação faria a distância”, revela.

Para quem pensa que por estar afastado de colegas e professores o estudo é mais fácil, Ketrin alerta. “A gente tem que estudar muito. Requer determinação, foco e organização”. Por outro lado, a autonomia que o EAD proporciona ao aluno é uma vantagem. “Você que faz seu horário, escolhe o local que achar melhor. Não precisa sair de casa, apenas para fazer as provas no polo. Facilita muito a vida”, acrescenta.

A encantadense conclui o curso no final desse ano. Enquanto isso, já aproveita para fazer estágios em escolas da cidade. “A Univates proporcionou o estágio. Tive experiências incríveis em sala de aula e também em secretarias de escolas que vão me agregar conhecimento e abrir muitas portas”, acredita. Durante esse período, ela conviveu com as adaptações impostas pela pandemia, com atividades remotas e aulas on-line. “Tivemos que nos adequar às novas tecnologias, aprender junto, se reinventar. Todos professores deram o seu melhor”, afirma.

A metodologia das aulas

Os materiais (textos, vídeos e atividades diversas) são organizados por profissionais da Univates e disponibilizados no ambiente virtual. O estudante acessa esses materiais quando e de onde quiser. Lê, estuda com orientação de tutores e realiza as atividades, sempre a distância (em sua casa, no polo ou em outro local). Videoconferências semanais com professores oportunizam maior interação com os estudantes. Ao final do módulo de 200 horas acontecem avaliações presenciais. Para realizá-las, o estudante comparece (no dia e hora marcados) no polo com o qual tem vínculo de matrícula.

Você sabia?

>> Na próxima terça-feira, dia 26, às 19h, tem o vestibular complementar no Polo de Encantado para os interessados em iniciar algum curso EAD. A sede fica no Centro Empresarial ACI-E, na Travessa Fidele Ergilis Sana, Sala 103, no centro da cidade.

>> Novos alunos podem aproveitar a promoção com as três primeiras mensalidades no valor de R$ 159,00.

>> Os três cursos mais procurados em Encantado são Pedagogia, Ciências Contábeis e Administração.

>> O Polo dá suporte aos alunos que não tem internet, nem computador. “Se quiserem montar um grupo de estudos, por exemplo, nós deixamos o ambiente do Polo preparado para receber esses estudantes”, diz Lucas Schneiders.

>> Informações podem ser obtidas nos telefones 51.3751.2255 ou 51 9 9798.8814

Pedagogia

Pós-graduação

Especialização em Docência na Educação Profissional