NOTA DA ACI-E SOBRE NOVAS RESTRIÇÕES AO COMÉRCIO

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) compartilha do sentimento de injustiça experimentado pelos seus associados, especialmente pelos comerciantes, que estão sendo afetados pelas medidas restritivas adotadas no Estado do Rio Grande do Sul neste momento complexo, haja vista que a entidade defende que o exercício das atividades econômicas de modo responsável não levou à atual situação da pandemia e do sistema de saúde.

Por isso, a ACI-E trabalhou incessantemente nos últimos dias, junto com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e as demais afiliadas, para evitar o fechamento do comércio e continuará trabalhando para que as restrições implementadas, a princípio até o dia 7 de março, sejam revistas e levantadas o mais rápido possível.

Porém, em face ao cenário extremamente preocupante, não só no aumento do número de casos confirmados da Covid-19, mas, sobretudo, no esgotamento do sistema de saúde do Estado, com a lotação de leitos clínicos e de UTI nos hospitais de Encantado e da região, a ACI-E conclama a todos associados para que continuem contribuindo ativamente nas suas atividades empresariais e relações sociais, observando o distanciamento, o uso da máscara e cumprindo os protocolos sanitários instituídos pelo Governo do Rio Grande do Sul.

A luta coletiva pela liberação do comércio junto ao Governo perde força a cada comerciante que não atende aos protocolos estaduais.

No âmbito do município, a ACI-E reuniu-se com a Administração Municipal, obtendo apoio na intensificação da fiscalização e desmobilização das aglomerações sociais ou de lazer neste momento crítico e a manutenção do trabalho árduo na saúde, para que todos os cidadãos, empresários e seus colaboradores tenham o melhor acolhimento, orientação de saúde e tratamento médico para mantermos a tranquilidade na comunidade e prevenirmos ao máximo o agravamento da saúde dos contaminados, que leva ao esgotamento da estrutura de atendimento e hospitalar. Além disso, a ACI-E colocou-se à disposição da municipalidade para auxiliar nas  medidas em andamento e na busca de outras alternativas, inclusive, manifestando apoio ao plano de vacinação.

O principal objetivo, nesse momento, é salvar vidas. Se não agirmos agora, no futuro próximo poderemos ter que conviver com uma realidade muito mais grave e, por consequência, ficarmos por mais tempo com nossas atividades restritas.

A ACI-E fica à disposição dos associados, que devem usar os canais de comunicação para contribuírem objetiva e construtivamente para superarmos mais este desafio, como já o fizemos juntos ao longo da história do associativismo da indústria, comércio e serviços encantandense. Acreditamos que somos parte da solução.