Ensino a Distância deve superar formato presencial em 2022

Carlos Rebelatto é gerente do banco Sicoob

 

 

Considerada uma das modalidades mais democráticas para a formação acadêmica e profissional do aluno, o Ensino a Distância (EAD) deve superar o formato presencial em 2022.

 

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aponta que a procura por cursos em EAD cresceu 59% entre 2020 e 2021, em comparação aos anos anteriores.

 

É consenso que a pandemia acelerou o processo, sobretudo pela necessidade de atividades em home office, porém, os dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação revelam que o número de matrículas EAD já apresentava crescimento de 379% entre 2009 e 2019, período anterior à pandemia.

 

Quem aparece nessa estatística é o gerente do Banco Sicoob de Encantado, Carlos Rebelatto. Nesta semana, ele começou a assistir às aulas do curso de Gestão em Cooperativas, a segunda graduação EAD pela Univates Polo Encantado. No ano passado, ele concluiu Gestão Financeira, e, antes, já havia se formado em Administração de Empresas, no formato presencial.

 

Para Rebelatto, a principal vantagem das aulas EAD é a liberdade de escolher o melhor momento para estudar e desenvolver as atividades sem a necessidade de cumprir os horários das aulas presenciais, além do valor financeiro ser menor se comparado ao curso presencial.
“Eu me organizo para assistir às aulas e estudar fora do horário de trabalho: à noite, sábado e domingo”, explica. “Procuro, dentro da minha organização, obedecer prazos e tarefas conforme o cronograma elaborado pela Univates. Com isso, a gente obtém o sucesso no final”.

 

 

Polo EAD Univates

 

Em Encantado, o Polo EAD Univates, sediado no Centro Empresarial ACI-E, é uma excelente oportunidade para os estudantes. São oferecidos 18 cursos a distância, com valor especial da mensalidade de R$ 179,00 nos três primeiros meses.

 

O aluno tem fácil acesso a professores, monitores e a suporte técnico para auxiliar no esclarecimento de dúvidas, além de contar com materiais exclusivos formulados por profissionais da Univates.

 

Os textos, vídeos e atividades diversas são disponibilizados no ambiente virtual. O estudante acessa esses materiais quando e de onde quiser. Lê, estuda com orientação de tutores e realiza as atividades, sempre a distância. Videoconferências semanais com professores oportunizam maior interação com os estudantes. Ao final do módulo de 200 horas acontecem as avaliações.

 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Polo EAD Univates Encantado pelo telefone/whats 51 99798-8814 ou presencialmente no Centro Empresarial ACI-E, na Travessa Fidele Ergilis Sana, n° 41, sala 103, no Centro de Encantado.

 

 

Cursos oferecidos

 

1. Administração
2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
3. Ciências Biológicas
4. Ciências Contábeis
5. Comércio Exterior
6. Educação Física
7. Engenharia de Produção
8. Gestão Financeira
9. Gestão de Cooperativas
10. Gestão Comercial
11. Gestão de Recursos Humanos
12. Gestão da Tecnologia da Informação
13. História
14. Letras
15. Logística
16. Marketing
17. Pedagogia
18. Processos Gerenciais