Empresas recebem orientação sobre financiamento para projetos de inovação

Erik Fernandes, do Senai

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) reuniu empresários e profissionais que atuam nos setores da indústria e startups com o objetivo de estimular a participação no Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII), que oportuniza financiamento para novos projetos.

A atividade foi coordenada pelo representante do departamento de Gerência de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS), Érik Fernandes, que orientou os participantes sobre como transformar uma ideia em um projeto inovador que atenda os critérios determinados pelo Edital.

“Não existe ideia ruim para a inovação. Existe ideia que está mais madura para inovar e ideia que ainda carece de um pouco de amadurecimento. E esse amadurecimento só vem com essas discussões, com avaliações. Quando você propõe projetos para editais de subvenção, essa maturidade só vem com esses processos. E aí é que o Senai ajuda os empresários, no sentido de maturar as ideias, trazê-las para um patamar que a empresa consiga aproveitar essas oportunidades de fomento”, explicou.

Suco à base de noz pecan

Um dos exemplos trazidos por Fernandes foi o projeto da Santa Leocádia, uma agroindústria familiar de Santa Maria, que produz sucos a partir da casca da noz pecan. O case empolgou os participantes, por se tratar de um projeto na área de alimentos, mais próximo da realidade de Encantado e região.

Conforme Fernandes, os proprietários da agroindústria descobriram que o chá da casca da noz era rico em nutrientes e trazia benefícios para a saúde, mas o gosto não era bom. Então procuraram o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas para desenvolver uma bebida à base de hibisco, pêssego, limão e maracujá, que trouxe o sabor agradável à bebida. “O grande ganho desse desenvolvimento de tecnologia e inovação foi manter na bebida final todas as propriedades e nutrientes da casca da noz pecan”, comentou. “São várias formas que o Senai pode ajudar as empresas. Comece pelo Senai. Se o Senai não tiver a resposta, no mínimo, vai dar uma orientação de como a empresa deve seguir”.

Até R$ 600 mil por projeto

O terceiro ciclo do EGII está com inscrições abertas pelo site www.egii.com.br até o dia 30 de agosto. O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas à Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.

Segundo Fernandes, o Edital disponibilliza valores correspondentes a uma parte do projeto aprovado. A empresa precisa dar contrapartida conforme seu porte. Além dos recursos financeiros, o projeto beneficiado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. “É uma cooperação que envolve o financiamento do projeto. Uma das vantagens é que a empresa não precisa ter um laboratório próprio, não precisa contratar um engenheiro para desenvolver a ideia, por exemplo. Pode usar os nossos profissionais”, afirma.

Saiba mais

Podem participar do Edital indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplentes com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do Edital.

O EGII é promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).