ACI-E e CDL iniciam mobilização por revitalização da Rua Júlio de Castilhos

Presidentes da ACI-E e CDL, Álex Herold e Luciana Hollmann

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CLD) começam a mobilizar comerciantes e representantes de empresas instaladas na Rua Júlio de Castilhos com o objetivo de avaliar e sugerir ações para revitalizar essa área central da cidade.

A primeira reunião ocorreu na terça-feira, dia 2, no Centro Empresarial ACI-E.

O presidente da Associação, Álex Herold, entende que, ao mesmo tempo em que Encantado almeja ser uma cidade turística, o centro também tem o desafio de se transformar em um ponto convidativo ao turista. “Queremos que as pessoas que venham conhecer o Cristo e outros tantos empreendimentos sintam-se atraídos a passear pelo centro e a consumir no nosso comércio. É uma forma de fomentar a economia local”, comentou. “As oportunidades estão aí. Muitos já estão trabalhando com seus empreendimentos. A partir desse contexto queremos lançar a provocação para transformar a Júlio”.

Para a presidente da CDL, Luciana Hollmann, o momento é ideal para provocar o debate. “Essa situação é algo que me incomoda há tempo. E a hora é agora para unirmos forças. Temos muitas contribuições a fazer”, argumentou.

A executiva da ACI-E, Bernardete Rissi, comandou a dinâmica da reunião. Os participantes tiveram oportunidade de opinar sobre as situações favoráveis e problemáticas da Júlio de Castilhos, além de propor sugestões para melhorias.

Entre os pontos positivos listados estão a largura das calçadas, o estacionamento rotativo, o projeto de Calçadão, a localização da Praça da Bandeira e da Casa de Cultura e a segurança. Com relação aos problemas foram citadas a poluição sonora e visual, a baixa quantidade de lixeiras, a iluminação precária na região da Praça , a exposição de produtos das lojas nas calçadas e a dificuldade do armazenamento do lixo doméstico e comercial. Uma das propostas sugeridas é a elaboração de um amplo Projeto de Revitalização da Júlio de Castilhos, que contemple ações com base em quatro eixos: sustentabilidade, acessibilidade, bem-estar e mobilidade urbana.

Agora, ACI-E e CDL levarão os resultados dessa primeira reunião ao conhecimento da Administração Municipal. As duas entidades também querem saber quais são os planos do Executivo para a área central da cidade.