Conselho do Prodel de Encantado define nomes dos participantes e é empossado

Conselheiros participaram da primeira reunião na terça-feira, dia 26

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Local de Encantado (Prodel) foi empossado na noite de terça-feira, dia 26. O ato ocorreu no Auditório Brasil, do Centro Administrativo Municipal.

O grupo é formado por 30 integrantes, 15 titulares e 15 suplentes. O prefeito Jonas Calvi é o presidente de honra. As demais cadeiras são ocupadas por representantes do Poder Público, setores produtivos e sociedade civil organizada.

Para o prefeito Jonas, o futuro de Encantado vai passar pelo Conselho. “Daqui a 20 anos, as nossas decisões de hoje terão um impacto muito importante. Temos que ter esse compromisso. Sintam-se parte do Conselho”, enfatizou.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Maria Cristina Castoldi, agradeceu a todos que se envolveram de forma voluntária nas primeiras etapas do Prodel e chamou atenção que o Programa, a partir de agora, entra em nova fase. “O Conselho tem uma responsabilidade muito grande. É um trabalho de dedicação, voluntariado e associativismo muito presente. É um momento ímpar que Encantado vive”, destacou.

Integrante do Comitê do Futuro, o empresário Felipe Klunk lembrou o ano de 2020, quando, em meio à pandemia, o grupo propôs, durante os encontros entre associados da ACI-E, a implantação de um planejamento estratégico em longo prazo para o município e o Prodel foi a metodologia escolhida. “Nosso objetivo comum é melhorar a vida das pessoas por meio do desenvolvimento econômico e social do município. Esperamos que a comunidade esteja engajada e participe”, afirmou.

Após a posse dos conselheiros, os consultores Aline Nandi e Júlio César Rossoni apresentaram a metodologia do programa e coordenaram as primeiras indicações de nomes para compor as Câmaras Temáticas. Esses grupos de voluntários irão trabalhar focados em quatro eixos potenciais para o desenvolvimento de Encantado: Educação empreendedora, Inovação, Turismo e Ambiente Empresarial.

Composição do Conselho

As vagas são distribuídas da seguinte forma: Administração Municipal (3), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs) (1), Emater (1), Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) (1), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) (1), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Assevale) (1), entidades sindicais, preferencialmente representadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e/ou Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação (1), Ordem dos Advogados do Brasil – OAB subseção Encantado (1), Rotary (1), Hospital Beneficente Santa Teresinha (1),  Associação Amigos de Cristo (1), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) (1) e Entidades tradicionalistas (1).

Os integrantes

Jonas Calvi – Presidente

Titulares

Roberto Pretto – Administração Municipal

Gustavo Radaelli – Administração Municipal

Rodrigo Dalla Vecchia – Administração Municipal

Eliane Maria Kolchinski – UERGS

Eduardo Mariotti Gonçalves – Emater RS/Ascar

Renata Casagrande Galiotto – ACI-E

Ivan Gelatti Bertozzi – CDL

Lais Faria Ferreira – ASEAVALE

Maria Inês Lorenzi Vian – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Encantado e Região

Raquel Cadore – OAB/Encantado

Rosemeri Radaelli de Conto  – APAE

Daniel Gianezini  – Entidades tradicionalistas

O Prodel

Idealizado pela ACI-E e o Comitê do Futuro, em parceria com a Administração Municipal, o Prodel tem como objetivo construir um modelo de gestão e planejamento de longo prazo, visando ampliar a capacidade econômica do município, a geração de emprego e a qualidade de vida.