Aulas do Menor Aprendiz iniciam segunda

Cinquenta e oito alunos do ensino médio, de Encantado e região, iniciam, nesta segunda-feira, dia 25, as aulas do programa Menor Aprendiz, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

As aulas acontecem no prédio da Univates, localizado na Linha São José, em Encantado. Realizadas pelo Senai, as aulas acontecem todas as tardes, durante o período de 01 ano. Toda a intermediação entre Senai, alunos, transporte e as 14 empresas que aderiram ao Programa, foi realizada pela ACI-E, com apoio da prefeitura municipal de Encantado.

Com esta articulação, a ACI-E viabilizou que o curso do Menor Aprendiz – Assistente Administrativo se mantivesse em Encantado, beneficiando principalmente as empresas associadas. Segundo a gestora do programa na entidade, Luisana Fronchetti, as empresas têm os seus custos reduzidos ao investir no Menor Aprendiz em Encantado, já que o deslocamento dos alunos a Lajeado demandaria mais recursos.

Para o presidente da entidade, Júlio Medeiros, mais uma vez a ACI-E cumpre um de seus princípios, que é agregar, para defesa dos interesses comuns. Segundo ele, pela demanda ocorrida, percebemos que o jovem está em busca de oportunidades, ao mesmo tempo em que os empresários demonstram a preocupação social e em manter suas empresas regulares com a legislação, oferecendo, por intermédio deste curso, condições de formação profissional e acesso ao mercado de trabalho ao jovem. Importante salientar que o jovem aprendiz precisa manter seus estudos regulares, ao mesmo tempo em que tem acesso ao ensino profissionalizante, o que se refletirá na maior oferta de mão-de-obra qualificada para um mercado de trabalho cada dia mais exigente.

menor aprendiz

LEGENDA: Turma do Menor Aprendiz iniciado em 2011. Formatura ocorreu neste mês de novembro