ACI-E reúne associados em assembleia, apresenta as atividades de 2022 e projeta a retomada de eventos para 2023

Presidente Alex Herold

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) recebeu os associados na noite de quinta-feira, dia 23, no Clube Comercial de Encantado, para a Assembleia Geral Ordinária.

O encontro iniciou com a explanação sobre o balanço financeiro do exercício de 2022, com números referentes às receitas e despesas, e também sobre o balanço patrimonial. A apresentação foi feita pelo diretor financeiro, Fábio Pretto. A prestação de contas recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal e também foi aprovada por unanimidade pelos associados.

Atividades de 2022

O presidente Álex Herold e a executiva Bernardete Rissi fizeram um relato das principais atividades realizadas no ano de 2022.

O relatório resgatou ações como o envolvimento de mais de 150 alunos nos cursos oferecidos pelo Polo EAD da Univates e as atividades do primeiro ano do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel), que definiram o mapa estratégico de Encantado para 2040 e consolidou o Programa como política pública do município e também do governo, com a criação da Coordenadoria do Desenvolvimento junto à Secretaria de Turismo. “O Prodel é uma política pública que vai além do plano de governo. São mais de 130 voluntários envolvidos nos debates das Câmaras Técnicas e do Conselho”, comentou Herold.

2022 foi marcado ainda pelas diversas mobilizações e debates contrários ao modelo de concessão das rodovias proposto pelo governo do Estado. A ACI-E investiu recursos próprios na contratação de um estudo técnico realizado por profissionais da área de engenharia, que serviu de embasamento às lideranças políticas e empresariais do Vale do Taquari durante todo o debate e resultou em ação judicial e suspensão do edital do Bloco 2. “Trabalhamos muito, sempre questionando o plano de obras baseado na cobrança de pedágio arcaico, por praceamento. Mostramos que era inviável. Agora, já fizemos a primeira reunião com o novo secretário estadual e o governo está avaliando a implantação do sistema free-flow”, disse o presidente. “Das três ações ajuizadas, a nossa continua ativa. Temos a garantia do secretário e do vice-governador Gabriel Souza de que vão ouvir a região”.

A apresentação relembrou também a mobilização das lideranças empresariais na organização do Primeiro Jantar da Região Alta Empreendedora e o anúncio de que o segundo evento será no mês de julho em Guaporé. Outros movimentos foram a criação de um grupo de empresários associados à ACI-E e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para debater propostas de revitalização da Rua Júlio de Castilhos, com o objetivo de transformar o centro da cidade em um ponto turístico, o lançamento do Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Univates, para a qualificação na área de Tecnologia de Informação (TI), e a pesquisa que identificou que a ACI-E é reconhecida por 98,60% dos entrevistados como a entidade representativa local, com índice de satisfação de 92,7%.

Executiva Bernardete Rissi

Os Núcleos

A diretora de Núcleos da ACI-E, Darjela Calvi, e os coordenadores expuseram as iniciativas lideradas pelos seis Núcleos do Programa Empreender e que envolvem 120 empresas associadas. São eles Mulheres Empreendedoras SuperAção, Desenvolvimento de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho – Saúde do Vale, Bem Receber – Gastronomia e Hotelaria, Turismo em Ação – Atrações, Eventos e Negócios e a Associação de Jovens Empreendedores – AJEV. “Os nucleados têm participação ativa em todas ações da entidade. Além de desenvolver novas lideranças, os Núcleos levam o espírito associativista para além da entidade”, ressaltou Darjela.

Darjela Calvi é a coordenadora de Núcleos

2023

O presidente Alex Herold permanece à frente da Diretoria Executiva por mais um mandato, agora ao lado da vice Renata Galiotto. Seguem no grupo Rene Gianisella, diretora administrativa; Darjela Calvi, diretora de Núcleos; e Fábio Pretto, diretor financeiro.
2023 marca a renovação do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal para o próximo quadriênio, além da revisão do Planejamento Estratégico. “É um período que nos direciona para um novo ciclo de desenvolvimento, de qualificação de pessoas e de eventos, entre eles, a Jornada da Espiritualidade, no dia 29 de abril, e as retomadas da Suinofest, nos três primeiros finais de junho, e do Festival do Sorvete, em novembro”, afirmou Herold.

Associados fizeram um brinde no final da assembleia