ACI-E reforça posição contrária ao modelo de concessão das rodovias

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) reforça a posição contrária ao modelo de concessão das rodovias proposto pelo governo do Estado.

O presidente Alex Herold teve oportunidade de se manifestar na segunda-feira, dia 7, em Lajeado, em reunião convocada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

O debate contou também com a participação do diretor da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul), Paulo Ziegler.

Entre as contestações levantadas pelos empresários estão o preço elevado da tarifa nas Praças de Pedágio, os prazos para os investimentos e a ausência de obras como viadutos, passagens elevadas e vias laterais.

Para Herold, as explanações durante a reunião demonstram o quanto ainda é deficitário o programa proposto pelo Estado para resolver os gargalos das rodovias da região. “Ele é deficitário não só do ponto de vista do que tem que ser feito, mas também dentro da linha do tempo”, comentou. “Saio daqui convicto do posicionamento da ACI-E e do setor produtivo que ela representa em Encantado. Nós somos contra a concessão da forma como foi devolvida pelo Estado a partir de todos movimentos que fizemos”.

Um dia após a reunião, a CIC-VT emitiu uma nota pública, em nome do setor produtivo regional, solicitando ao governador Eduardo Leite “a imediata sustação da edição do respectivo Edital de concorrência pública, para concessão dos trechos e obras previstas, não afastando a possibilidade de suas entidades representativas ingressarem com medidas judiciais para o que o mesmo seja sustado e revisado”.