ACI-E promove a primeira Rodada de Negócios entre os Núcleos

Rodada de Negócios reuniu os três núcleos da ACI-E

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) promoveu nesta semana, no Espaço D Casa de Festas, a primeira edição da Rodada de Negócios dos Núcleos do Programa Empreender. Participaram integrantes dos três grupos vinculados à entidade: Núcleo de Mulheres Empreendedoras SuperAção, Saúde do Vale – Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho e Núcleo de Jovens Empreendedores.

A atividade permitiu que cada participante tivesse o tempo de um minuto e meio para apresentar a empresa e falar de sua trajetória profissional. Assim, conforme a presidente em exercício da ACI-E, Maria Cristina Castoldi, o encontro ofereceu aos nucleados oportunidades para prospectar novos negócios, fazer networking, projetar novas parcerias e valorizar as empresas locais. “Além de fortalecer a representatividade da ACI-E, queremos proporcionar aos integrantes dos Núcleos condições de novos conhecimentos e aperfeiçoamento contínuo para uma gestão empreendedora sustentável e que promova o desenvolvimento socioeconômico”, comenta Maria Cristina.

A executiva da entidade, Bernardete Rissi, que também exerce a função de moderadora dos Núcleos, revela que os participantes aprovaram a iniciativa e já sugeriram a realização de um novo encontro. “O ambiente descontraído proporcionou que mesmo os tímidos falassem sobre suas empresas com clareza e objetividade. Foi uma oportunidade para conhecer mais a fundo os negócios dos colegas, trocar informações e pesquisar novas parcerias. Foi um sucesso. Certamente acontecerá mais vezes em 2021”, avalia Bernardete.

Após as apresentações houve confraternização e sorteio de brindes. A Rodada de Negócios dos Núcleos contou com o patrocínio de Confeitaria Doce Sabor, Piatto Bello, Vivenda Altos da Glória, Agafarma, Baldo, Bratti Supermercado, Brechó da Gi, Ciamed, Dália Alimentos, Espaço D, Letícia Radaelli Fonoaudióloga, Izolina Graeff Terapeuta, Hospital Santa Teresinha, Sicoob e Darjela Calvi Advocacia.

Avaliação de novos associados

O encontro atraiu a participação de novos associados da ACI-E. É o caso de Glória Villa, proprietária do espaço turístico Vivendas Altos da Glória. Para ela, a programação mostrou o papel relevante do associativismo para alavancar os negócios. “Tivemos oportunidade de aparecer numa grande vitrine e trocarmos experiências, duas situações importantes em tempos difíceis”, afirma Glória, que também é uma das mais novas integrantes do SuperAção. “Esse ano foi o que mais desafiou as mulheres empreendedoras. Reinventar-se para permanecer com as portas abertas foi o único caminho possível, não só pela urgência de sobreviver, mas também pela própria necessidade de impactar a comunidade”.

Marina Borela, da Ciamed Distribuidora de Medicamentos, destaca que o evento fortaleceu o networking entre as empresas. “Tenho a convicção que uma entidade que não retrata seu negócio perde oportunidades. Encantado oferece inúmeros serviços em diversas áreas, o que enriquece a troca de informações e negociações com empresas estratégicas para cada ramo de atividade”, argumenta.

O empresário Guilherme dos Passos, da Auto Passos Reparação Automotiva, justifica a sua recente adesão ao Núcleo de Jovens Empreendedores como um meio de promover o crescimento da empresa, além de buscar novos clientes e parceiros. “Vejo como uma ótima oportunidade para divulgar melhor a minha empresa, que é nova, tem apenas dois anos”, diz Dos Passos. Segundo ele, integrar o Núcleo também contribui para a união de forças e experiências. “Toda empresa que cresce, a população cresce junto”, afirma.

A fonoaudióloga Letícia Radaelli acredita que a iniciativa proporcionou uma visibilidade marcante no segmento de negócios e facilitou a interação entre os nucleados. “Como integrante do Saúde do Vale penso que falar e divulgar ações em saúde favorecem o desenvolvimento individual do atuante e de forma coletiva da sociedade”, aponta.