Dado Schneider “segura” plateia durante duas horas

Durante duas horas, o publicitário Dado Schneider prendeu a atenção do público de cerca de 400 pessoas, em sua palestra-aula realizada pela ACI-E e pela CDL, em parceria com o Sicredi Região dos Vales, na noite de quinta-feira, 19 de maio.

Ao rever conceitos tradicionais do marketing, Dado Schneider sacudiu o “Mofo do Marketing”, nome de sua palestra. Em sua nova concepção, construída a partir das novas informações e comportamentos sobre recompra, o publicitário eliminou, por exemplo, os conhecidos 4P’s do composto de marketing. Ao excluir o famoso quarteto Produto, Praça, Promoção e Preço, Dado questiona: “onde está a pesquisa?”. “Em inglês, pesquisa é research, e não está contemplado nos 4 P’s”, declara. Para Dado, o novo composto de marketing é formado por Pesquisa, Produto Ampliado, Distribuição e Comunicação.

O publicitário ainda excluiu as palavras Fidelização e Encantamento, dos objetivos de marketing costumeiramente traçados por empresas e profissionais liberais de todos os portes e segmentos. “Devido à multicompetição e aos inúmeros canais de comunicação, é impossível manter um cliente fidelizado. O que se deve ter, é obsessão por oferecer um produto ou um serviço ampliado, com foco sempre naquilo que é o essencial, pois o cliente quer, apenas, é ficar satisfeito; ele jamais ficará ‘encantado’; no máximo, ficará ‘muito satisfeito'”, ensina.

Ao “tirar o mofo do marketing”, Dado Schneider falou sobre a influência dos meios digitais na geração que denomina G4. “Os integrantes dessa geração serão os futuros chefes, e eles vêm desprovidos de preconceitos sobre raça, etnia, orientação sexual”. Dado denomina os atuais adultos como “adultos inéditos”, “porque nunca houve uma inversão de poder e de conhecimento, como se tem agora”, explica.”Nunca os adultos precisaram se reciclar tanto”, completa.

Para Dado, que é professor de marketing há 31 anos, mudar é entender o que está acontecendo, para poder aceitar. “Não precisa gostar das mudanças, especialmente as que exigem sua presença no mundo digital; o que não pode, é não saber”. Como exemplo, ele cita o Facebook. “Não precisa postar tudo o que você faz ou onde vai; o Facebook é um bar, e nele, você pode apenas observar como cada tipo de público se comporta; isso também é pesquisa”. Dado é incisivo: “não importa de que época você vem, é preciso viver nessa”.

Ainda sobre marketing, o publicitário citou os três itens que considera fundamental para uma boa estratégia. O cliente, que, segundo ele, é de todos, pois não há mais fidelidade; a concorrência, que está mais agressiva; e a equipe interna de trabalho, que está cada vez mais difícil de ser comprometida. “É preciso olhar atentamente para cada um desses itens, perceber o comportamento e adequar as formas de comunicação para que o processo de recompra – que é a personificação do marketing – aconteça”. Segundo Dado, a primeira compra de um cliente não é marketing, é venda; somente a partir da segunda é que podemos dizer que é fruto do marketing, porque algo extraordinário ocorreu no estabelecimento, que fez com que o cliente – ou alguém indicado por ele – voltasse”.

Dado Schneider agradeceu o convite para retornar a Encantado, e disse que voltará para prestigiar a Suinofest 2016.

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