Um sonho distante, concretizado no Polo EAD de Encantado da ACI-E

 

O ano de 2022 deve consolidar o ensino a distância (EAD) como o preferido dos brasileiros, em comparação à modalidade presencial. A projeção é resultado de uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) que constatou que a procura pelo EAD aumentou 59% entre os anos de 2020 e 2021, em comparação a períodos anteriores.

 

É consenso que a pandemia acelerou o processo, sobretudo, pela necessidade de atividades em home office, porém, os dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação revelam que o número de matrículas EAD já apresentava crescimento de 379% entre 2009 e 2019, período anterior à pandemia.

 

Em Encantado, o EAD foi o caminho encontrado por Rosane Invernizzi, 52 anos, para realizar o sonho de fazer uma graduação. Após 19 anos de trabalho na área administrativa de uma empresa, ela decidiu se reinventar. Largou o emprego e começou a trabalhar como doméstica e merendeira em uma escola. A rotina mais próxima das crianças despertou em Rosane a vontade de seguir na área da educação. “As pessoas, entre elas, minha filha, me diziam que eu tinha jeito para cuidar de criança. E eu gostava mesmo. Aprendi muito na escola, foi minha base”, comenta.

 

Incentivada pela filha, que já era aluna do EAD da Univates, ela foi até a sede do Polo, na Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), para buscar mais informações sobre o curso de Pedagogia. “Fiquei muito entusiasmada, principalmente, pelos valores acessíveis. Nunca pensei que fosse fazer uma graduação”, afirma.

 

Um dos receios de Rosane ao decidir pelas aulas on-line era a dificuldade em conseguir acessar o conteúdo pelo computador. “Eu estava um tempo parada, sem mexer com informática”, conta. Porém, logo nos primeiros dias de aula, a adaptação foi rápida e fácil. “O sistema virtual da Univates é muito bem organizado. As aulas ficam gravadas e você pode acessar quando quiser. Tem as videoconferências, que você interage com os professores, tira dúvidas. Tudo fica gravado. O suporte também é eficiente. As atividades aparecem na tela com os prazos. Você pode se organizar. É muito tranquilo. É como se as aulas fossem presenciais”, relata.

 

Outra vantagem, segundo Rosane, é o aproveitamento melhor do tempo. “Você pode assistir às aulas na hora que você quiser. Não precisa sair de casa, se preocupar com transporte, ficar duas horas no ônibus e voltar tarde da noite”, acrescenta. “O Polo de Encantado também dá todo o suporte. Não tem que ter medo. Indico para todo mundo”.

 

Atualmente, Rosane faz estágio em uma Escola de Educação Infantil de Encantado. A formatura está prevista para 2025.

 

 

Saiba mais

 

O Polo EAD Univates de Encantado está com inscrições abertas para os alunos interessados em cursar uma graduação sem sair de casa. As inscrições gratuitas vão até o dia 27 de julho e podem ser feitas no site univates.br/ead. As matrículas vão até 29 de julho com mensalidades de 179,00 no primeiro trimestre. No total são 18 cursos (confira abaixo).
Os interessados da região Alta do Vale do Taquari podem entrar em contato com a equipe de atendimento pelo Whatsapp 51 99798-8814 ou pelo e-mail polo.encantado@univates.br para sanar as dúvidas.

 

18 cursos

 

Administração (Bacharelado)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Superior de Tecnologia)
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Ciências Contábeis (Bacharelado)
Comércio Exterior (Superior de Tecnologia)
Educação Física (Licenciatura)
Engenharia de Produção (Bacharelado)
Gestão Comercial (Superior de Tecnologia)
Gestão Financeira (Superior de Tecnologia)
Gestão de Cooperativas (Superior de Tecnologia)
Gestão de Recursos Humanos (Superior de Tecnologia)
Gestão da Tecnologia da Informação (Superior de Tecnologia)
História (Licenciatura)
Letras (Licenciatura)
Logística (Superior de Tecnologia)
Marketing (Superior de Tecnologia)
Pedagogia (Licenciatura)
Processos Gerenciais (Superior de Tecnologia)