Encantado organiza primeiro Concurso de Startups

Reunião na prefeitura de Encantado alinhou detalhes do evento e do concurso

O Inova Encantado, projeto idealizado pela Administração Municipal de Encantado e a Câmara Técnica da Inovação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel), realiza na terça-feira, dia 26, mais uma ação aberta à comunidade.

O painel “Inovação: Competência Organizacional do Agora” traz para a região Leonardo Comparsi de Oliveira, sócio-diretor da AnLab, organização de Porto Alegre que apoia empresas a estruturarem sua gestão na era pós-digital.

O evento, que inicia às 19h, no terceiro andar da sede do Sicredi Região dos Vales, também marcará o lançamento do primeiro Concurso de Startups de Encantado.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

O evento conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação de Jovens Empreendedores do Vale do Taquari (AJEV).

Inovação, além de um produto novo

Leonardo Comparsi de Oliveira explica que a palestra vai focar em olhar a inovação do ponto de vista de uma competência organizacional. Segundo ele é comum as pessoas enxergarem a inovação apenas como um produto novo ou uma tecnologia nova. “Por trás disso existe todo um processo de desenvolvimento, um trabalho que envolve uma cultura organizacional, que estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a colaboração, a agilidade”, comenta. “São várias questões equacionadas dentro da empresa que permitem que ela tenha uma competência diferenciada no mercado, ou seja, ela consegue fazer algo que as outras não conseguem fazer”.

A complexidade do mundo atual exige novas abordagens e ferramentas de gestão. Nesse sentido, o palestrante entende que as ferramentas que a inovação desenvolve trazem resultados positivos. “Por exemplo, a questão de você trabalhar uma abordagem na linha da startup, onde você formula hipóteses a respeito do que deve funcionar naquele ambiente, testa, aprende com as hipóteses e corrige o fluxo. Isso está muito presente na Metodologia Ágil, na forma de gestão das startups, no momento em que elas estão tentando encontrar um modelo de negócio repetitivo”, salienta. “Para que isso aconteça existe uma série de outras coisas que precisam vir por trás para fazer funcionar, desde o domínio tecnológico, até novas metodologias de gestão. E para isso precisamos trabalhar melhor as equipes”.

Durante as explanações, Oliveira pretende interagir com o público e disponibilizar um link de diagnóstico que é aplicado no Brasil por meio da metodologia implantada pela Innovation 360 Group, da Suécia. “É o melhor diagnóstico de competências de inovação do mundo. Vamos disponibilizar para que as empresas possam fazer um teste de como é essa ferramenta”, acrescenta.

O palestrante

Leonardo Comparsi de Oliveira atuou como executivo em grandes corporações no Brasil e no exterior por mais de 25 anos, liderando programas estratégicos nas áreas de inovação, transformação de negócios, gestão e tecnologia. Em sua última posição, como Head de Inovação da Gerdau, promoveu uma ampla transformação para tornar a inovação uma competência organizacional.

Oliveira é formado em Engenharia Elétrica (PUCRS) e Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS). Possui MBAs em Gestão Empresarial e em Gerenciamento de Projetos (FGV) e especialização em Design Thinking e Inovação pela Darden Business School, University of Virginia, além de atualizações na Michigan University, University of Minnesotta, Stanford e MIT.

Atualmente é sócio diretor da An Lab, apoiando empresas a estruturarem sua gestão para a era pós-digital, e docente de Inovação nos programas de educação executiva e pós-graduação da Brain Business School, UFRGS, UNISINOS e IMED.

Leonardo Comparsi de Oliveira será o palestrante