Tribos 2018 é lançado com rap estudantil e outros talentos

Ações de voluntariado e protagonismo juvenil são estimuladas pela ONG Parceiros Voluntários

PROTAGONISMO– “Todos nós somos iguais, só pensamos diferentes.” Esse foi o refrão de um dos raps estudantis apresentados ontem de manhã, no lançamento do Programa Tribos nas Trilhas da Cidadania, realizado pela ONG Parceiros Voluntários de Encantado.

O encontro ocorreu na Praça da Bandeira, reunindo alunos e professores de 12 escolas da cidade, das redes municipal, estadual e particular de ensino. Cada escola compareceu representada por uma tribo, que é a união de jovens estudantes que atuam, voluntariamente, no planejamento, criação e execução de ações voluntárias voltadas a uma das trilhas disponíveis pelo programa: Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura.

A estrofe acima foi criada pelo aluno Anderson da Silva (17), estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Domênico Vicentini. Autor de raps voltados ao pensamento político, social e romântico, Anderson diz que participar do programa Tribos tem contribuído para que suas composições estejam voltadas para temas de relevância não apenas para os jovens, mas para toda a comunidade. “Sobre sermos iguais e pensarmos diferentes, destacamos o respeito que cada indivíduo tem que ter sobre o outro”, explica.

O lançamento contou com apresentações das tribos participantes do programa em 2018. Profissionais e empresas voluntárias auxiliaram na realização do evento. A terapeuta Cristiane Bertozzi conduziu uma dinâmica em que as tribos expuseram suas intenções para o ano enquanto agentes protagonistas da mudança. Unir as pessoas, promover a paz, a cultura e a educação, preservar o meio ambiente, valorizar o trabalho solidário e levar alegria e emoção à população foram alguns dos objetivos propostos.

O Programa Tribos ocorre nas escolas, com apoio da Aci-e, e as ações são realizadas de acordo com o cronograma de cada instituição.