Primeiro encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACI-E atrai mais de 20 empresas

23 empresas participaram do primeiro encontro do Núcleo

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou na quarta-feira, dia 28, a primeira reunião do Núcleo de Jovens Empreendedores. O encontro reuniu representantes de 23 empresas da cidade e região com o objetivo de organizar as primeiras atividades do grupo. Participaram Construvale, Elias & CIA, D’Vian Alimentos, Madecor/CFC, Brechó da Gi, Gaudore, Click Informática, Piatto Bello, Clínica Abrace, Baldo S/A, Fórum, Loja Beneduzi, Rádio Encantado, Sicredi, Casa Bertozzi, Fontana, Malaggi Contabilidade, Cristel, AutoPassos Mecânica Automotiva e Ruller Bier.

A formação do Núcleo de Jovens era um dos principais objetivos da diretoria da Associação para o ano de 2020. “Pensamos nas lideranças futuras. Ao mesmo tempo apoiamos a condição desses jovens empreenderem de forma diferenciada, se destacando e criando condições para que se motivem e se sintam incentivados a empreender. Os jovens são essenciais no associativismo”, argumenta a presidente em exercício da ACI-E, Maria Cristina Castoldi.

A executiva Bernardete Rissi ressalta que o jovem tem a facilidade de fazer uso das mais diversas e inovadoras tecnologias e a capacidade de implantá-las nas empresas. “A ACI-E percebe que precisa de ferramentas para apoiar esses jovens, fazendo com que eles se sintam acolhidos pela Associação”, afirma.

A metodologia empregada nas atividades do Núcleo permite a participação de todos os integrantes e todos são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do grupo. “As soluções são perseguidas conjuntamente, de forma aberta e transparente. As ideias é que são respeitadas, oportunizadas para que todos participem. Todas as decisões, conclusões e propostas representam um consenso”, acrescenta Bernardete, que também atua como moderadora dos encontros. “Temos muitas expetativas, mas tenho certeza que o Núcleo de Jovens será um sucesso, assim como já o são o Saúde do Vale e o SuperAção”.

O próximo encontro está agendado para o dia 13 de novembro, das 11h45min às 13h15min. O grupo continua aberto à adesão de novos participantes, que devem ter entre 18 e 35 anos.

Expectativas dos jovens

O empresário Roger Lourenzi, 35 anos, da Gaudore, acredita na evolução do grupo para ir além de fortalecer os empreendedores locais. “Penso que o Núcleo possa auxiliar a desenvolver o espírito empreendedor das pessoas de alguma forma, tanto para jovens em início de carreira dentro de uma empresa, quanto para pessoas que já descobriram sua vocação, mas tem alguma dificuldade de colocar em prática seu sonho”, comenta.

A empresária Heloísa Beneduzi, 25 anos, da Loja Beneduzi, entende que o novo Núcleo da ACI-E pode ser um grande agregador no desenvolvimento e no fortalecimento do empreendedorismo jovem de Encantado. “Iniciativas como essa são importantíssimas, pois proporcionam a troca de experiências e conexões com diferentes pessoas e áreas de atuação”, salienta.

Você sabia?

• O primeiro núcleo do programa Empreender da ACI-E foi estruturado em 2017, o Mulheres Empreendedoras SuperAção. Atualmente, o grupo é formado por 18 associadas, entre profissionais liberais, empresárias e funcionárias de empresas;
  • Em 2018 nasceu o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho Saúde do Vale, composto por 11 associados, entre profissionais liberais e empresas;

A metodologia

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial. O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.