Presidente da ACI-E avalia visita ao Polo Tecnológico de Pato Branco-PR

Representantes da ACI-E e do Comitê do Futuro em audiência com o prefeito de Pato Branco

A convite do prefeito Adroaldo Conzatti e do vice Jonas Calvi, que ocupa a função de coordenador do gabinete da Tecnologia e Inovação da Administração Municipal, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e o Comitê do Futuro integraram a comitiva encantadense que visitou o Polo Tecnológico de Pato Branco, no Paraná, na semana passada.

Além da presidente da entidade, Maria Cristina Castoldi, acompanharam a delegação a empresária Ana Paula Graciola e a professora da UERGS, Eliane Kolchinski, como representantes do Comitê do Futuro, e os associados Gisele Lucas e Anderson Capitânio.

Conforme Maria Cristina, a ideia da viagem ocorreu durante reunião entre a ACI-E, o Comitê do Futuro e o governo municipal para viabilizar uma parceria público-privada, por meio de um programa de desenvolvimento local. “Esse programa segue uma metodologia, tem etapas a seguir e é composto por um conjunto de projetos que objetivam promover e diversificar a economia de Encantado, incentivar o empreendedorismo, a inovação e melhorar as condições de vida das pessoas”, comenta.

A empresária salienta que Pato Branco é reconhecido como referência e modelo em tecnologia voltada para a pesquisa e incubação de empresas. O município também se destaca como polo regional de educação e a inovação faz parte da sua cultura. “Tudo iniciou com incentivo à educação, fator primordial para o município conquistar a posição atual em tecnologia. A ligação da cidade com a tecnologia iniciou há aproximadamente 25 anos”, explica.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, acompanhou a comitiva durante o roteiro de visitas à Prefeitura e ao Parque Tecnológico. O planejamento estratégico realizado pelo município é de longo prazo, com objetivos e indicadores pré-estabelecidos. “São elaborados planos de ação para dois anos, com estratégias alinhadas a esse planejamento, além de realizarem medições periódicas para avaliar os resultados almejados e, se necessário, fazer ajustes”, acrescenta Maria Cristina.

Outra situação que chamou a atenção da presidente da ACI-E foi que o projeto de Pato Branco se sustenta por três pilares: Conhecimento e tecnologia, Desenvolvimento econômico e Qualidade de vida. “A aprovação da lei de incentivo tecnológico possibilitou cobrança diferenciada de impostos e atraiu instalação de indústrias de produtos eletroeletrônicos, telecomunicações e de informática”, destaca.

Maria Cristina também observou que a experiência obtida com melhorias realizadas na educação, segurança e saúde, por meio de projetos viabilizados pelo Polo Tecnológico, estimula a cidade a provocar os visitantes com frases espalhadas pelos espaços do Polo, entre elas, ‘A coisa mais certa é que ninguém constrói nada sozinho’, ‘Veja por outros ângulos’, ‘Feito é melhor que perfeito’, ‘A gente pode começar a verificar o PORQUE NÃO e começar a criar o PORQUE SIM’. “O conhecimento adquirido em Pato Branco, aliado ao avanço tecnológico cada dia mais presente nas nossas vidas, advertem que Encantado precisa inovar, explorar novas ideias em várias e diferentes áreas, fomentar suas potencialidades e inibir vulnerabilidades, utilizando metodologia apropriada, com planejamento estratégico de longo prazo e adesão do poder público, entidades representativas, universo acadêmico, empresas, lideranças comunitárias e sociedade”, avalia a empresária.