Parceria entre Aci-e e Cie-e completa 16 anos

Encantado – O trabalho em parceria, promovido pela Aci-e, é uma característica que se confunde com a história da entidade, que em setembro completa 77 anos. Entre os parceiros de longa data está o Centro de Integração Empresa-Escola (Cie-e), que há 16 anos desenvolve iniciativas socioassistenciais e socioeducativas que promovam a capacitação e a inserção dos jovens ao mundo do trabalho.

A parceria entre Cie-e e Aci-e se consolida no compartilhamento da estrutura física da sede da entidade. Desde a formação do convênio, a Associação Comercial e Industrial de Encantado destina uma das salas de sua sede para que o Cie-e possa realizar suas atividades. “Por meio dessa parceria, acreditamos atender aos anseios de ambas as instituições”, diz a secretária executiva, Bernardete Rissi.

De acordo com a supervisora regional, Kátia Böhmer, diante desta importante parceria com a Aci-e, oportunizamos aos jovens de Encantado e região a possibilidade de inseri-los no mundo do trabalho. Nossos programas têm por objetivo preparar o jovem, oportunizando a vivência de situações práticas, a contextualização curricular e o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. As atividades realizadas geram a emancipação social dos usuários propiciando aprendizado social, profissional, cultural e o acesso aos direitos fundamentais. O estágio e o aprendiz são portas ao mundo do trabalho.

O dia a dia do Cie-e, junto à Aci-e, destina-se ao atendimento de jovens de 16 a 24 anos, que buscam estágio em diversos ramos de atuação, nas mais distintas áreas de trabalho. instituições financeiras, comércio, entidades assistenciais e de classe, escolas privadas, hospitais, indústria, prefeituras e profissionais liberais são alguns dos espaços em que o estagiário pode atuar. O Cie-e atende, também, estudantes de 14 a 24 que buscam oportunidade no Programa de Aprendizagem, obrigatório para as empresas. Conforme a contato empresarial do ponto de atendimento de Encantado, Isabel Zambiasi, o programa está disponível no município desde julho de 2014. Segundo ela, a instalação de uma turma na cidade oferece vantagem tanto para a empresa quanto para o estudante. “Para a empresa, porque é livre de custos de transporte e outras despesas; para o estudante, porque não há o risco de estar na estrada, deslocando-se para outros municípios”, explica. Além de atender aos requisitos básicos, o candidato deve, conforme Isabel, demonstrar comprometimento e pró-atividade, tanto na busca pelo estágio quanto pela aprendizagem.

Em Encantado, conforme Kátia, o Cie-e dispõe mais de 360 estudantes inscritos aguardando oportunidades. Nestes 16 anos de atuação, já inseriu mais de 3.500 jovens no mundo do trabalho, sendo que o índice de efetivação é superior a 60%. “Isto demostra que a atuação  do CIEE em Encantado vem trazendo bons resultados ao município e que estamos trabalhando para cada vez mais sermos referência aos jovens, empresas e escolas quando se trata de inserção ao mundo do trabalho”, relata.

Saiba mais

O Cie-e em Encantado está situado na Travessa Fidele Ergile Sana (Gildo), 41, no prédio da Aci-e. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3751-1593.

ciee_isabel