Jovens Empreendedores estreia em 27 de março

Programa que auxilia estudantes do 9º ano inicia rodada de oficinas profissionalizantes

Sete escolas públicas e 35 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de Encantado iniciam, segunda-feira (27) o projeto Jovens Empreendedores. A iniciativa da ONG Parceiros Voluntários do município compreende a realização de dez oficinas profissionalizantes, um seminário com especialistas de diversas áreas de atuação e cinco visitas técnicas a empresas de vários segmentos.

A primeira oficina ocorre segunda, das 14h às 16h, na sala de cursos da Aci-e, entidade parceira do projeto e da ONG. O tema será 1º Emprego e Plano de Carreira. A professora voluntária é a especialista em gestão, Mardi Denise Rohr De Conto. Ela falará aos estudantes sobre teste vocacional, postura profissional, como se portar na primeira entrevista, avaliará o perfil de cada um, entre outras práticas fundamentais para quem visa preparar-se para o mercado de trabalho.

Para a coordenadora da Parceiros Voluntários de Encantado, Elisabete Bertella, o projeto é complexo porque atende a uma demanda social e visa incluir os jovens que, por vezes, não têm condições de pagar por um curso técnico, em atividades de capacitação. “Visamos auxiliar os jovens que estão em idade de começar a trabalhar, de modo que diminuam suas angústias e suas dúvidas sobre o que fazer e como fazer, e que tenham mais claras suas aptidões”, completa. Elisabete ressalta o envolvimento voluntário que o programa Jovens Empreendedores estimula. “Todos os professores atuarão voluntariamente, e as empresas e prestadores de serviço da cidade mostraram-se felizes em compartilhar suas experiências com os aprendizes”, frisa.

Até junho, serão realizadas dez oficinas, totalizando 20 horas aula, e o seminário. Aos estudantes indicados pelas escolas será fornecido certificado de participação.