Jantar une lideranças e comunidade em prol do videomonitoramento

União de esforços visa arrecadar recursos para concluir instalação da primeira etapa do sistema que já é referência no Estado

ASSOCIATIVISMO: Uma importante mobilização reuniu empresários, lideranças públicas e entidades de Encantado, em prol do sistema de videomonitoramento da cidade.

Um jantar de colaboração foi realizado ontem à noite, no pavilhão comunitário do Bairro Porto XV, com a finalidade de arrecadar os recursos que faltam para concluir a primeira etapa do videomonitoramento da cidade. Cerca de 400 pessoas participaram. “Faltam R$ 184 mil para finalizar o investimento, que contempla 16 pontos de captação de imagem e o sistema de inteligência, instalado na Central de Videomonitoramento, localizado na Brigada Militar de Encantado”, resume o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Marcos Ivanor Tonin.

De acordo com o integrante da Comissão Pró-Videomonitoramento, Luciano Moresco, o grupo está se dedicando, neste momento, a acompanhar a implantação do projeto e arrecadar recursos, além de tratar com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, para que os recursos advindos das emendas de bancada para a segurança de Encantado, seja melhores aplicados. “Desejamos que, com o valor das emendas, consigamos adquirir equipamentos de alta qualidade, como os que já estão sendo instalados com os recursos locais, e em maior quantidade”, explica Moresco.

União de esforços

A meta é desafiadora. Para alcançá-la, as lideranças uniram esforços e buscaram apoio junto à comunidade para realizar o jantar. De acordo com o prefeito, Adroaldo Conzatti, uma ação entre amigos será sorteada pela Loteria Federal de amanhã, dia 19, e contemplará o ganhador com um automóvel Onyx Joy 1.0L 2018, zero quilômetro. As cartelas contêm quatro números e a colaboração é de R$ 1 mil. “Muitos empresários e pessoas voluntárias da comunidade aderiram à iniciativa, buscando consolidar o projeto que prevê proporcionar mais segurança à população.”

O envolvimento da comunidade reforça o conceito de associativismo, liderado pela Aci-e. Além de integrar a comissão, Gildo Da Broi, Luciano Moresco, Victório Alba, Nei Di Domênico, Júlio Medeiros, Diego Pretto e Sandro Cima, buscaram apoios junto à comunidade. “Todo o trabalho do jantar foi voluntário, e boa parte dos ingredientes para a composição do cardápio foram ofertados gratuitamente; isso mostra a força da comunidade e o interesse para que o sistema de videomonitoramento, cuja tecnologia já é referência para o Estado, seja ainda mais ágil e eficaz”, diz o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Encantado, Victório Alba.

Canoas conhece o sistema

Na semana passada, uma equipe da prefeitura de Canoas esteve em Encantado para conhecer o sistema de videomonitoramento implantado na cidade. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Aci-e, Marcos Tonin, e pelo presidente do Consepro, Victório Alba. O grupo percorreu os pontos onde estão instaladas as câmeras e conheceu detalhes sobre o funcionamento da Central de Videomonitoramento.