Evento na ACI-E orienta sobre financiamento para projetos de inovação

Erik Fernandes, da gerência de Inovação e Tecnologia do Senai/RS é um dos convidados

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realiza na quarta-feira, dia 27, às 8h, um café da manhã, na sede da entidade, para debater sobre o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria (EGII), que oportuniza financiamento para novos projetos. O evento é direcionado para profissionais que atuam nos setores da indústria e startups.

A atividade será coordenada por representantes do departamento de Gerência de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS), Érik Fernandes e Aline Strassburger. A confirmação de presença pode ser feitas pelo Whatsapp 51.3751.2255.

O terceiro ciclo do EGII está com inscrições abertas pelo site www.egii.com.br até o dia 30 de agosto. O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas à Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.

Segundo Fernandes, o Edital disponibilliza valores correspondentes a uma parte do projeto aprovado. A empresa precisa dar contrapartida conforme seu porte. Além dos recursos financeiros, o projeto beneficiado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. “É uma cooperação que envolve o financiamento do projeto. Uma das vantagens é que a empresa não precisa ter um laboratório próprio, não precisa contratar um engenheiro para desenvolver a ideia, por exemplo. Pode usar os nossos profissionais”, afirma.

No encontro da ACI-E, Fernandes vai orientar os profissionais a compreenderem os critérios para participarem do Edital. “Vamos apresentar uma explicaçao geral de quando a ideia de projeto está pronta para entrar no edital ou quando precisa ser mais trabalhada. Não basta ter uma ideia inovadora. Porque você pode fazer um produto novo comprando peças inovadoras e juntando tudo. Para ter chances de ser aprovada, a ideia tem que vir acompanhada de um desafio, de algo que precisa ser estudado, testado”, esclarece.

Saiba mais

Podem participar do Edital indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplentes com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do Edital.

O EGII é promovido pelo Sesi, Senai, IEL e Sebrae, com apoio da FIERGS, da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).