ACI-E reúne associados em assembleia geral ordinária

Presidente Alex Herold conduziu as atividades da Assembleia na manhã desta quinta

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) recebeu os associados na manhã desta quinta-feira, dia 24, no Centro Empresarial ACI-E, para a Assembleia Geral Ordinária.

O encontro, que voltou a ser realizado no formato presencial, iniciou com a explanação sobre o balanço financeiro do exercício de 2021, com números referentes às receitas e despesas, e também sobre o balanço patrimonial. A apresentação foi feita pelo diretor financeiro, Fábio Pretto. A prestação de contas recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal e também foi aprovada por unanimidade pelos associados.

Atividades de 2021

Na sequência, a executiva Bernardete Rissi fez um relato das principais atividades realizadas no ano de 2021, período em que a diretoria executiva foi presidida pela empresária Maria Cristina Castoldi. “Para assumir uma responsabilidade como essa, precisamos acreditar em nós mesmos e dar o melhor. E percebemos isso pelas atividades e conquistas que tivemos, algumas concretizadas e outras encaminhadas. Um de nossos propósitos era termos o associado mais presente. E acredito que conseguimos”, comentou Maria Cristina.

O relatório resgatou as ações de enfrentamento à pandemia, com destaque para os apoios à campanha do Hospital Beneficente Santa Terezinha para manter ativos os leitos da UTI, à mobilização da Federasul para abertura do comércio e à reativação do Grupo de Apoio aos Associados (GAA).

A apresentação também mencionou a adesão ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL), em parceria com a Administração Municipal, a criação de três novos Núcleos do Empreender (Gastronomia e Hoteleria, Turismo em Ação e Desenvolvimento de Pessoas), a formação do Conselho de Núcleos e a criação da Diretoria de Núcleos, hoje coordenada pela advogada Darjela Calvi.

Ao mesmo tempo, mereceram atenção especial as ações de estímulo ao desenvolvimento do Turismo de Encantado, a partir das oportunidades criadas pela construção do Cristo Protetor, as palestras e cursos em parceria com o Executivo Municipal para qualificar o atendimento ao turista, a indicação da ACI-E para o cargo de presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e a criação da Câmara Técnica do Turismo dentro do Prodel.

Outras duas movimentações com forte envolvimento da ACI-E no mandato de Maria Cristina foram a aproximação com a concessionária RGE, a fim de buscar soluções para os problemas de energia elétrica, e o debate sobre o modelo de concessão das rodovias sugerido pelo governo do Estado. “Contratamos um estudo técnico, realizado por engenheiros viários, que serviu para nos mostrar o quanto prejudicial é para Encantado essa proposta do governo”, acrescentou Bernardete, ressaltando as quatro audiências públicas que a ACI-E participou sobre o tema, além de inúmeras reuniões com o governo do Estado, prefeitos e entidades empresariais.

Continuidade dos projetos

O presidente Alex Herold parabenizou Maria Cristina pelo trabalho e falou sobre o desafio de dar continuidade aos projetos. Herold citou o programa das concessões das rodovias como uma das grandes preocupações da entidade. “Em grande parte, as concessões ainda não aconteceram também pela mobilização da ACI-E. Tomamos uma posição vigorosa no Vale do Taquari de contrariedade a essa proposta”, enfatizou o presidente, que também ressaltou os avanços e as contribuiçõse do Prodel para o desenvolvimento do município e confirmou a transferência da Suinofest para junho de 2023.

Café com Novidades

Após a assembleia, a diretora administrativa da ACI-E, Renê Luísa Castoldi Gianisella, trouxe esclarecimentos sobre o Fundopem Express, incentivo do governo do Estado destinado a pequenas e médias empresas com investimento exclusivo para equipamentos. Por fim foi disponibilizado espaço para a apresentação de empresas, além de networking entre os associados.

Diretoria executiva 2022

Em 2022, o presidente Alex Herol tem como parceiros na diretoria executiva o vice-presidente Evandro Klein, o diretor financeiro Fábio Pretto, a diretora administrativa Renê Luísa Gianisella e a diretora de Núcleos, Darjela Calvi.

Presidente Alex Herold

Ex-presidente Maria Cristina Castoldi