ACI-E participa do Congresso da Federasul em Gramado

Álex, presidente da Federasul, Antonio Cardoso, Rene e Luiz

Integrantes do Núcleo de Mulheres SuperAção

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) esteve representada no 18º Congresso da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

O presidente Álex Sandro Herold, a diretora administrativa Rene Castoldi Gianisella e o colaborador Luiz Henrique Bagatini Filter assistiram aos diversos painéis do evento que marcou as comemorações dos 95 anos da entidade e reuniu mais de 200 líderes empresariais, em Gramado, de 10 a 12 de novembro.

A temática do Congresso tratou da inovação como caminho para o desenvolvimento e, nesse contexto, segundo Herold, a participação da ACI-E foi muito proveitosa, sobretudo, pelo fato de o tema proposto estar alinhado com as pautas da Associação, entre elas, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) e o trabalho da Câmara Técnica da Inovação, a Associação de Jovens Empreendedores (AJEV), e o Programa Jovem Aprendiz na área de Tecnologia de Informação. “São iniciativas e provocações que a ACI-E já vem fazendo, no sentido de alfabetizar e educar digitalmente nossos jovens de Encantado. De tudo o que vimos e ouvimos no Congresso, o sucesso da economia do futuro deverá passar por uma capacitação, qualificação e educação digital em escala suficiente para atender toda a demanda”, comenta Herold.

A diretora Rene chamou atenção para outras pautas, como comportamento, comunicação, criatividade, educação e liderança. “Esse Congresso nos colocou frente a frente com grandes empresários, que nos instigaram a pensar como sair da zona de conforto, pensar de forma diferente e otimizada e como posso fazer melhor”, diz. “Precisamos de forma urgente deixar o individualismo. Devemos conectar, integrar, inovar e nunca desistir”.

Case de Sucesso

A ACI-E também foi uma das 10 entidades do Estado selecionadas pela Federasul para apresentar um case de sucesso no 1º Congresso da Mulher Empreendedora da Federasul, também em Gramado. A ação escolhida foi o Chá Rosa Drive Thru, promovido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras SuperAção. O evento, realizado durante o mês do Outubro Rosa de 2020 e 2021, foi considerado uma proposta inovadora, pois ocorreu no período da pandemia, momento em que as atividades presenciais estavam suspensas. De acordo com a coordenadora do SuperAção, Darjela Calvi, responsável por apresentar o case no Congresso, esse momento foi o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há cinco anos pelas nucleadas. “Essa oportunidade única nos dá a certeza de que o trabalho desenvolvido pelo nosso Núcleo está consolidado e passa a ser reconhecido não só em Encantado, mas em todo o Estado também”, avalia Darjela.