1º Inova Encantado desperta a cidade para o movimento de inovação e tecnologia

A primeira edição do Inova Encantado reuniu cerca de 80 pessoas na tarde do sábado, dia 30, na Gauss Bier. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Encantado, por meio da Associação de Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), em parceria com a Administração Municipal, o evento teve o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação no município com a participação de oito profissionais de startups e de empresas de tecnologia que expuseram suas experiências nos negócios.

Coordenadas pelo empresário Eduardo Pitol, da Aztec, as palestras trataram dos seguintes temas: Marketing e inovação, Inovação social e desenvolvimento de novos negócios, O design nos ecossistemas de inovação, Um negócio para chamar de seu, MPV: o maior legado das startups, Sucesso da implementação do aplicativo de telemedicina em Encantado, Case de sucesso: Elysios Agricultura, e Inteligência artificial e big data no contexto da indústria 4.0.

O empresário Marcelo Casaril, integrante da AJEV, avaliou como surpreendente o primeiro Inova Encantado. “Tivemos muitos feedbacks positivos e estamos muito felizes com o resultado”, comenta. “Poder trazer tantas pessoas incríveis com seus cases, nos ensinando tanto e compartilhando suas histórias é algo honroso. Queremos agradecer muito a todos que fizeram o evento acontecer e já estamos engajados nos próximos. Encantado de fato entrou na era da tecnologia e inovação e esse foi apenas o primeiro passo para o futuro do município”, destacou.

Para o assessor do Departamento de Inovação da Prefeitura, Gustavo Pato Radaelli, o Inova demonstrou que Encantado está recebendo muito bem o movimento de inovação. “Sem dúvida, junto com o empreendedorismo, é um caminho que vai transformar nossa cidade. Estou feliz pela participação de todos e pela parceria com a gurizada da AJEV”, afirmou.

“Acreditamos muito nesse movimento”, diz prefeito

O prefeito Jonas Calvi lembrou que, no início do ano, no período em que estava como vice-prefeito, coordenou o Departamento de Inovação da Administração Municipal. “Acreditamos muito nesse movimento e queremos fomentar cada vez mais essas ações, não só nos nossos serviços enquanto Administração, mas também em toda a nossa comunidade”, disse. O gestor aproveitou o evento para desafiar os profissionais a realizarem, em 2022, um Hackaton (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares), com o objetivo de encontrar soluções para as necessidades da cidade.

Próximas ações

Na próxima semana, dias 8 e 9 de novembro, das 19h às 21h, será realizado um Workshop On-line com o tema: Startando uma Startup. O evento é gratuito, realizado em parceria com o Sebrae. Os interessados podem se inscrever na ACI-E pelo fone/whats 3751.2255.

Os palestrantes do Inova Encantado

Suzi Ferrari
Publicitária com especialização em marketing, atualmente é Head de planejamento do Share.

Daniel Auler

Doutor em Administração, com foco em organização e competitividade e estudos nas áreas de gestão e inovação e Mentor no Tecnovates.

Fernando Souza Ferreira
Designer de experiência do usuário na Unicred do Brasil pela DBC e pesquisador CNPq no Laboratório de Design, Cultura e Inovação da UFRGS, mestre em design.

Daiana Godinho

Ceo na startup Prakaranga, formada em contabilidade com ênfase em Auditoria e Controladoria. Diretora de Projetos Sociais da AGTI-RS.

Eros Carrasco

Fundador da Makadu. Um dos fundadores da Associação Gaúcha de startups.

Moisés Lima Matos
Diretor Comercial da Eagle Care, empresa que forneceu o aplicativo da saúde implantado em Encantado.

Levi Trevisan
Lider de Produtos da Elysios.

Rodrigo Dalla Vecchia

Mestre em matemática, atualmente é professor na UFRGS.  Desenvolve pesquisas na área de educação matemática com foco em indústria 4.0.