Semana Municipal do Empreendedorismo

Semana Municipal do Empreendedorismo de Encantado aborda temas de desenvolvimento regional

A 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo, que ocorre de 8 a 12 de setembro em Encantado, terá atividades para estudantes, empresários e comunidade em geral, sem a cobrança de ingressos.

A programação inicia na segunda-feira, dia 8 de setembro, com a palestra Desenvolvimento Regional: Particularidades e Potencialidades do Vale do Taquari, com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT), Cíntia Agostini. “O tema principal da palestra é discorrer sobre indicadores, aspectos e temas pertinentes ao Vale do Taquari, identificar particularidades regionais que possibilitem potencializar negócios empreendedores”, explica a palestrante. A atividade inicia às 19h30min, no auditório Itália, junto ao Centro Administrativo Municipal.

Cíntia ainda destaca que pensar empreendedorismo é fundamental para avançar da condição de empresário para empreendedor. “Verificar oportunidades de negócios inovadores, potencializar aspectos e qualidades regionais é fundamental para o crescimento das empresas e desenvolvimento da nossa região”.

Na terça-feira, dia 9 de setembro, às 9h acontece a palestra Entendendo a Cadeia Produtiva do Turismo para Atrair Investimentos, com Enzo Arns – consultor e membro do Conselho Administrativo da Gramadotur – Autarquia gestora do turismo na cidade de Gramado/RS e Maximilianus Pinent – diretor do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Turismo do RS.

Para a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, a II Semana Municipal do Empreendedorismo contempla ações que procuram promover, incentivar e valorizar a difusão do espírito empreendedor. “No caso do Turismo o empreendedorismo é um grande aliado, pois é uma fonte geradora de novas oportunidades de negócios. Além disso, é através do empreendedorismo turístico que se percebe as oportunidades e se descobre nichos de mercado”.

Confira a programação completa do evento:

08 de setembro | segunda-feira | 19h30min – Palestra Desenvolvimento Regional: Particularidades e Potencialidades do Vale do Taquari | Local: Auditório Itália.

09 de setembro | terça-feira | 09h | Palestra Entendendo a Cadeia Produtiva do Turismo para Atrair Investimentos | Local: Auditório Brasil.

09 de setembro | terça-feira | 14h | Palestra Empreende Kids: Alimentação Saudável e as Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari | Local: Auditório Itália.

09 de setembro | terça-feira | 19h30min | Palestra Líderes Eficazes Empresas Vencedoras | Local: Auditório Brasil.

10 de setembro | quarta-feira | 13h | Oficina APL Agroindústria Vale do Taquari – Diálogo Social | Local: UERGS.

10 de setembro | quarta-feira | 19h30min | Palestra Inovação como Estratégia Competitiva da Micro e Pequena Empresa | Local: Auditório Brasil.

11 de setembro | quinta-feira | 09h | Palestra Comunicação no século XXI | Local: Auditório Itália.

11 de setembro | quinta-feira | 14h | Oficina de Produção de Doces sem Lactose à Base de Soja | Local: Cras de Encantado | 25 vagas.

11 de setembro | quinta-feira | 19h | Rodada Empreendedora com Empresários Convidados | Local: Auditório Itália.

11 de setembro | quinta-feira | 20h30min | Palestra Comunicação no século XXI | Local: Auditório Itália.

12 de setembro | sexta-feira | Visitação à Feira do Empreendedor em Porto Alegre. Saída de Encantado às 12h30min | Vagas limitadas.

12 de setembro | sexta-feira | 13h | Oficina Produção de Cerveja Artesanal | Local: Cras de Encantado | 25 vagas | Para maiores de 18 anos.

Inscrições e certificado

Para participar das atividades da Semana do Empreendedorismo e receber o certificado de participação é necessário realizar inscrição prévia. O evento é gratuito e o cadastro deve ser feito no site www.empreededorismoencantado.com.br.

A 2ª Semana Municipal do Empreendedorismo de Encantado é uma proposta da Lume Centro de Ensino e Qualificação Profissional, Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho Encantandense Pró-Desenvolvimento (CEPD), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL) e UERGS. A programação ainda conta com a parceria do Colégio Cenecista Mário Quintana, do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, da Prefeitura Municipal de Encantado, da Secretaria de Educação, Secretaria do Desenvolvimento, Secretaria da Assistência Social e Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo. O evento tem o incentivo e o patrocínio do Sebrae.

II Semana Municipal do Empreendedorismo
De 08 a 12 de setembro de 2014