Palestra sobre Carreiras abre atividades 2023 do Polo EAD Univates Encantado

Ana Luiza palestrou para novos alunos do EAD e também estudantes do Ensino Médio

Como planejar a carreira profissional durante a formação acadêmica foi o tema principal da abertura das atividades 2023 do Polo EAD Univates de Encantado na noite de terça-feira, dia 28, no Centro Empresarial ACI-E.

A palestra foi conduzida pelas psicólogas do Setor de Carreiras da Universidade, Ana Luiza Freitag e Simone Bruxel, e teve participação de novos alunos do EAD e também estudantes do Ensino Médio do Instituto Educacional Monsenhor Scalabrini.

De acordo com Ana, a conversa procurou chamar atenção para o contexto de carreira, sobretudo, para quem está iniciando sua trajetória. “Qual o comportamento do mercado de trabalho nesse momento? Como os estudantes podem estruturar a carreira durante a formação, seja ela presencial ou a distância? São questões importantes para a gente poder entender como a formação e o ensino podem contribuir para quem busca uma posição no mercado, mas também para quem quer elevar sua carreira”, comentou.

Segundo ela, o mercado está muito dinâmico e, nesse sentido, é necessário constante atualização para que as escolhas profissionais sejam assertivas e efetivas. “Nossos atendimentos são direcionados para quem quer seguir uma carreira como trabalhador de uma empresa, como também outros estilos que estão bem evidentes, como o empreendedor e o profissional liberal”, explicou.

Para Simone, pelo fato de muitos serem estudantes jovens, que ainda estão iniciando sua jornada acadêmica, é comum existirem dúvidas sobre a qualificação a ser buscada. Por outro lado, conforme Ana, pessoas mais experientes, com muitos anos de trabalho, também podem enxergar novas oportunidades profissionais. “É a etapa de transição de carreira. Ou seja, já tive escolhas e oportunidades durante a minha trajetória e agora busco algo novo. Nesse caso precisamos olhar para as habilidades e competências já desenvolvidas para facilitar a recolocação no mercado de trabalho”, diz a psicóloga, que revelou já ter presenciado exemplos de pessoas que trocaram a área de Humanas pela Tecnologia da Informação (TI).

Ana (em pé) e Simone (sentada à direita)

Planejamento de carreiras foi o tema principal da palestra