Palestra na ACI-E esclarece sobre o Programa Juro Zero do Governo do Estado

Presidente da ACI-E, Alex Herold, e secretário Edson Brum

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) convidou empresários da região para assistirem à palestra com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

O encontro da sexta-feira, dia 25, realizado no Centro Empresarial ACI-E, possibilitou que os participantes tivessem esclarecimentos sobre o Programa Juro Zero.

A iniciativa do governo do Estado, realizada em parceria com bancos de fomento e instituições financeiras, possibilita empréstimos para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte com juros subsidiados pelo Estado.

Conforme Brum, o objetivo do programa é incentivar e fortalecer os empreendedores a fim de promover a retomada do crescimento, a partir da injeção de recursos com juro zero e redução da burocracia. “Esperamos fazer a retomada econômica também a partir dos pequenos negócios, aqueles que geram muito emprego nos municípios. Esses recursos vão fomentar, vão dar capital de giro a essas empresas, gerando emprego e renda nos municípios”, afirma.

Em números, o Programa assegura R$ 100 milhões em recursos do Estado para custear juros às instituições financeiras e até R$ 600 milhões em recursos que poderão ser financiados sendo que, deste total, 20% serão preferenciais para MEI. A projeção é que sejam movimentadas 23 mil operações para atingir o total de recursos.

O presidente da ACI-E, Alex Herold, comenta que o Juro Zero é uma oportunidade única para a retomada do crescimento e dos investimentos. “Nossos empreendedores precisam e merecem políticas públicas de apoio e incentivo”, argumenta.
Limites de crédito

Para MEI, o limite de crédito é de até R$ 10 mil, para microempresa chega a R$ 30 mil e R$ 100 mil para empresas de pequeno porte. O prazo de carência é de três meses e o prazo de amortização é de 12 meses para MEI e 33 meses para os demais.

Fique atento

Em Encantado, as três instituições financeiras cooperativas estão habilitadas a disponibilizar o crédito. Os interessados podem contatar os gerentes de contas das agências do Sicredi, Sicoob e Cresol e buscar informações sobre documentação necessária e condições para se adequar ao Programa Juro Zero.

Horário e contato das agências

Sicredi: 8h às 17h30min / 3751-9100 Centro e 3751.0000 Cidade Alta
Sicoob: 8h30min às 16h | (51) 98300.5828 e (51)3751.1018