De desempregada a microempresária – Gisele Lucas expande o Brechó da Gi após curso realizado pela Aci-e e consultoria do SebraeTec

Mais de dez anos de atuação no ramo de vendas à domicílio deram à Gisele Lucas (33) uma bagagem ancorada na visão de que o atendimento personalizado e o bom relacionamento com as pessoas da comunidade são virtudes essenciais de quem pretende obter sucesso nos negócios.

Desempregada, Gisele encontrava na venda de roupas de porta em porta a alternativa de renda para manter-se, bem como à sua filha, Danielle, de 16 anos. Com o auxílio do pai, Paulo Lucas (72), ela montou, há um ano, uma loja para continuar vendendo roupas, calçados e acessórios num estilo que vem crescendo vertiginosamente tanto nos grandes centros urbanos quanto nas pequenas cidades: o brechó. Entretanto, apenas um amplo network aliado às técnicas de venda não foram suficientes para dar à comerciante a segurança necessária na hora de tomar decisões e de gerir o negócio, que de ambulante passou a ser fixo.

“Eu não tinha muita noção sobre o que fazer com as peças que não saíam, tinha dificuldade em negociar com fornecedores e tampouco sabia escolher direito as peças para montar a vitrine”, explica.

Como associada da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Gisele Lucas foi convidada a participar do curso “Gestão Visual de Loja”, ofertado pela entidade por meio do SebraeTec. “O curso me ajudou a mudar meu conceito sobre loja e sobre brechó, e tenho convicção de que essa tendência de consumo está associada ao fato de as pessoas passarem a consumir de forma mais consciente, prolongando a vida útil das peças e, consequentemente, auxiliando a preservar o meio ambiente”, afirma Gisele.

Ela foi uma das 21 participantes do curso realizado entre 17 e 20 de julho, na Aci-e. “Foi um dos investimentos mais importantes que fiz desde que montei o brechó, em agosto de 2016. O curso me mostrou de que modo podemos valorizar ainda mais as peças e o estilo do nosso negócio; e a consultoria gratuita recebida do Sebrae, me fez aprender sobre uma nova logística de estoque, rotatividade das peças e de negociação”, declara.

No último dia 16 de agosto, Gisele pôs em prática uma das sugestões propostas pelo consultor do Sebrae: buscar uma sala mais ampla. “Estávamos num espaço pequeno e entulhado de peças; os clientes tinham dificuldade de visualizar o que procuravam e eu tinha dificuldade de mostrar, de forma rápida, algumas novidades. Em pouco tempo negociei com o proprietário e loquei uma sala quase três vezes maior”, comemora.

Além da dica decisiva, a ex-desempregada e atual microempresária ressalta que, outro benefício importante prestado pelo Sebrae foi o estímulo às mudanças e à visão do quanto são importantes para a subsistência de qualquer negócio, independentemente do tamanho.

No dia da reinauguração, Gisele e sua família não escondiam a felicidade por compartilhar com amigos e clientes mais uma etapa na vida do Brechó da Gi que, segundo ela, veio para ficar.

 

 

Gisele Lucas participou, a convite da Aci-e, do curso Gestão Visual de Lojas, e as mudanças já são muitas

Gisele (c), com o pai Paulo e a filha Danielle

Espaço quase três vezes maior

Gisele e sua colaboradora, Daiane Freisleben