O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou, no dia 9 de setembro, a segunda edição do Conectando Pessoas. O encontro ocorreu no auditório do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, e reuniu 140 profissionais e lideranças para discutir o tema “Liderança e Gestão de Pessoas”, em uma noite marcada por aprendizados e trocas de experiências.
As convidadas desta edição foram Cristiane Silva Cunha Aguiar e Denise Cyrne, profissionais com ampla trajetória na área de gestão e liderança. Cristiane acumula mais de três décadas de experiência no setor aeronáutico e em conselhos empresariais, trazendo vivências em inovação, empresas familiares e desenvolvimento de equipes. Já Denise soma mais de 20 anos em consultoria organizacional e gestão estratégica de pessoas, com um olhar voltado para a integração entre tecnologia e humanização nas empresas.
Denise destacou a importância de um novo olhar para a liderança nos tempos atuais, especialmente diante da presença crescente da tecnologia.“Estamos em novos tempos e não há mais como separar a inteligência artificial das pessoas. Precisamos aprender a trabalhar juntos e a unir essas duas forças. A tecnologia vem para potencializar, mas o fator humano continua sendo essencial. É através das pessoas que conseguimos interpretar dados, tomar decisões éticas e criar ambientes de trabalho mais saudáveis. Discutir essa integração, entender como usar o melhor da tecnologia sem perder a sensibilidade humana. Foi uma noite de muitas trocas, reflexões e aprendizados valiosos”, destacou Denise.
Cristiane, por sua vez, trouxe a importância do estilo de liderança voltado para relações de confiança e crescimento coletivo. “Para mim, foi uma alegria muito grande estar em Encantado, poder compartilhar um pouco da minha trajetória e ouvir tantas experiências inspiradoras. Ao longo dos anos, percebi que o papel do líder vai muito além de dar direção ou cobrar resultados. Precisamos criar vínculos, desenvolver ambientes de segurança psicológica, onde as pessoas possam expressar suas ideias, se sentir parte do processo e se dignificar através do trabalho. Ao mesmo tempo, é fundamental estarmos atentos às tendências, como a inteligência artificial, que já está transformando o mercado. Mas, mesmo com toda a inovação, no fim do dia, somos seres relacionais e precisamos nos conectar genuinamente. Saio com o coração cheio, por ver quantas pessoas estão comprometidas em construir esse novo modelo de liderança”, ressaltou Cristiane.
A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, Roxane Elisa de Vargas Gonçalves, destacou o impacto positivo do evento. “Foi uma noite de casa cheia e de muito aprendizado. Acredito que todos saíram inspirados e levando ideias valiosas para aplicar em seus ambientes de trabalho. Nosso objetivo é justamente promover conhecimento e reflexão sobre a forma de lidar com as pessoas nos dias atuais, e ficamos muito felizes com o resultado”, comemorou.
Para a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, o encontro foi enriquecedor. “Foi um assunto muito inspirador. A Denise e a Cristiane estão exatamente no lugar onde se descobriram e essa é a maior inspiração. Achei ótimo, muito positivo. Só tenho a agradecer pela disponibilidade das palestrantes, pela escolha do tema e pelo trabalho dos núcleos”, afirmou Raquel.






