Capacitação em Liderança para Chão de Fábrica forma a primeira turma em Encantado

A primeira edição do curso Liderança para Chão de Fábrica foi concluída nesta semana, após sete encontros que reuniram 38 participantes de 17 empresas da região. A formação foi promovida pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), em parceria com o Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), e conduzida pela professora Bernadete Nunes Billo, socióloga especialista em arteterapia, criatividade, coaching e mentora.

 

O curso teve como foco inicial o trabalho das habilidades socioemocionais, avançando posteriormente para as habilidades técnicas, em que foram abordados conteúdos que incluíram ferramentas de comunicação, gestão de pessoas, inteligência emocional, feedback e melhorias contínuas.

 

“Tudo foi permeado a partir de um contexto no mundo de hoje, onde as lideranças estavam acostumadas com um cenário de muito controle e obediência. Hoje, os colaboradores mudaram, o mundo mudou e a liderança também precisa revisitar como ela mobiliza e como ela inspira as pessoas. Essa capacitação teve essa intenção e esse objetivo: olhar para dentro. Que cada líder pudesse parar, pensar, olhar para o seu time, para a cultura da sua empresa e visitar aspectos dele próprio, fazer um processo de crescimento e amadurecimento. Porque o grande desafio não é começar novos hábitos, mas eliminar os antigos. Vi um grupo muito aderente, participativo. E muito bacana também porque temos empresas aqui que trouxeram cinco, seis pessoas. Para implementar processos de mudança, é muito mais fácil que um sozinho”, explica a professora Bernadete.

 

A presidente da ACI-E, Raquel Cadore, enaltece a iniciativa promovida por meio de parceria público-privada. “Celebramos a conclusão do curso realizado em parceria com a Univates, uma importante entrega a partir de uma demanda concreta do mercado local e regional que é a qualificação da mão de obra, com o objetivo de formar líderes para se tornarem agentes de transformação, promovendo inovação, melhoria contínua e alinhamento estratégico dentro das empresas”, diz. “A procura pela formação superou nossas expectativas e ver a sala cheia com profissionais que levam para seus ambientes de trabalho uma nova visão de liderança, com um posicionamento mais assertivo frente aos desafios nos deixa satisfeitos, pois é a ACI-E cumprindo sua missão de fomentar o desenvolvimento local, impulsionar a competitividade das nossas empresas e investir nas pessoas que são, sem dúvida, o maior ativo de qualquer organização. Também é importante ressaltar a parceria público-privada, onde parte do curso foi disponibilizada com recursos da Prefeitura de Encantado por meio de emenda da Câmara de Vereadores”.

 

O curso, que iniciou em 7 de abril e encerrou nesta terça-feira, dia 3 de junho, foi realizado no Centro Empresarial da ACI-E.

 

A importância da qualificação

 

“Para mim, foi bem interessante, porque a metodologia abordada aqui faz sentido para o cotidiano e para o dia a dia. Então, muitas ferramentas de feedback, de inteligência emocional, de melhorias contínuas foram aplicadas. Foi bem proveitoso e eu consigo extrair aplicações reais. E é o que a gente sempre busca num treinamento, unir a realidade com a teoria e com esse curso a gente pode encontrar isso. Estou bem satisfeito”, disse Júlio Cezar Paim Valandro, da Agraz.

 

“Foi muito produtivo, foi algo que era necessário e tenho aplicado bastante no meu dia a dia e com minha equipe. O curso agregou aspectos de como lidar, como agir e reagir também, como saber separar algumas situações que acontecem no nosso dia a dia como líder e como tratar melhor o próximo, ter empatia pelo próximo”, falou Ana Laura Damaceno, da Hedera Cosméticos.

 

Rolar para cima