BALANÇO 2021: Núcleo de Mulheres Empreendedoras destaca retomada das reuniões presenciais

Integrantes do Núcleo SuperAção Foto: Jornal Antena

 

Após um 2020 complicado, em que a maioria das atividades precisaram ser suspensas ou realizadas de forma on-line, devido ao avanço da pandemia do coronavírus, o ano de 2021 foi marcado pela retomada gradual das reuniões presenciais do Núcleo de Mulheres Empreendedoras SuperAção, da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).

 

“Essa volta foi muito importante, pois os encontros se tornam mais dinâmicos, propiciando uma participação mais efetiva de todas as nucleadas”, comemora a coordenadora Darjela Calvi. “A migração do formato on-line para o presencial trouxe mais engajamento e produtividade”, acrescenta a nucleada Vânia Pedó.

 

Entre as programações do ano, Darjela cita a realização da reunião aberta, no mês de junho, para atrair novas mulheres empreendedoras ao Núcleo. “As convidadas tiveram oportunidade de conhecer o trabalho do nosso grupo e das empresas nucleadas. Conseguimos sensibilizar quatro participantes. Atualmente somos em 22”, enfatiza.

 

Além das capacitações internas também foi realizado um workshop com o especialista em estratégias de vendas, Rodrigo Anunciação. Em outubro, o destaque foi a 2ª edição do Chá Rosa Drive Thru, em que parte da renda conseguida com a comercialização das marmitas foi repassada à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado. O evento mais recente foi o Happy Hour alusivo ao Dia do Empreendedorismo Feminino, realizado em novembro na sede social do Sicredi Região dos Vales, com convidadas da região. As mais de 100 participantes assistiram a uma palestra com a mentora e consultora estratégica Angellica Noguez, que falou sobre o tema Produtividade, Não Complique e Aplique, e ainda curtiram música ao vivo e coquetel.

 

Segundo Darjela, a expectativa para 2022 é que o SuperAção se fortaleça ainda mais, por meio de novos treinamentos e capacitações a serem definidos pelo próprio grupo. “Com isso aumentará a competitividade de todas as nucleadas em suas áreas de negócios”, projeta a coordenadora.

 

 

Respeito e confiança

 

A presidente da ACI-E, Maria Cristina Castoldi, também integra o Núcleo de Mulheres Empreendedoras. Para ela, a relação de respeito e confiança demonstrada entre as integrantes possibilita a construção em conjunto de alternativas para a melhoria contínua no aspecto profissional e pessoal. “As atividades do Núcleo fazem com que elas se sintam empoderadas, autoconfiantes, preparadas para enfrentar as adversidades, aproveitar oportunidades e inovar”, comenta.

 

Maria Cristina salienta que a ACI-E acolhe a apoia o SuperAção, pois o propósito do Núcleo está embasado em fundamentos que demonstram a força das mulheres. “As mulheres possuem capacidades que se destacam à frente das empresas: seu estilo de liderança mais humanizado, determinação para perseguir objetivos, superar dificuldades, agregado a sua sensibilidade intuitiva, visão holística e criatividade, determinam a evolução e destaque da mulher no meio empreendedor, sendo de fundamental importância sua participação no desenvolvimento socioeconômico”, avalia.

 

 

As 22 participantes do Núcleo SuperAção

 

Coordenação

 

Darjela Calvi – Darjela Calvi Advocacia

Aline Magerl – Farmácia Central

Vânia Pedó – Supermercado Bratti

Natália Radaelli – MT Medicina Ocupacional

 

Nucleadas

 

Ana Paula Graciola – Graciola Materiais de Construção

Angélica Calvi – Charme Hair

Aniela Prediger – AR Stúdio de Pilates

Carolina De Cesero – Sicredi Região dos Vales

Caroline Mader Tebaldi – Cantina Carol Tebaldi

Daiane Giroldi Gobbi – Sicoob

Diana Dalprá – Empório 53

Gisele Lucas – Brechó da Gi

Graciela Simone Almeida – Almeida Monitoramento

Laís Farias Ferreira – Arya Engenharia

Lidiane Pretto – Serplan Serviços de Terraplenagem

Marciana Bertoldi – Masiero Pneus

Margarete Bonometti – Marga Franquia Akora

Maria Cristina Buffon Castoldi – Cristel Construções Elétricas

Marisete Mânica – Grazam Móveis e Esquadrias sob Medida

Patrícia Lansini – Marchetti Distribuidora de Produtos Alimentícios

Raquel Cadore – Sabor da Casa

Rosemeri Radaelli de Conto – Imobiliária Vitória.