Advogado Álex Herold assume a presidência da ACI-E em 2022

Álex recebe o cargo de Maria Cristina

Prefeito Jonas Calvi

Equipe da ACI-E

Vice-presidente da diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) em 2021, o advogado Álex Sandro Herold é conduzido à presidência da entidade para o próximo ano.

Ele ocupa o lugar de Maria Cristina Castoldi, que se despediu do cargo na noite de quinta-feira, dia 9, durante jantar de posse e encerramento do ano, realizado na sede social do Sicredi Região dos Vales.

Como vice-presidente assume Evandro Klein, diretor do Hospital Beneficente Santa Terezinha de Encantado. O diretor financeiro permanece Fábio Pretto, gerente do Sicredi de Encantado, assim como a advogada Darjela Calvi, como diretora de Núcleos. A novidade é a presença de Rene Luiza Castoldi Gianisella, da Castoldi & Gianisella Assessoria Empresarial, como diretora administrativa.

“Honrado e motivado”, diz novo presidente

Álex agradeceu a confiança do Conselho Deliberativo e disse ser entusiasta da organização da sociedade civil e empresarial. “A possibilidade de sermos agentes de transformação social de forma direta e com toda a potência é empreendendo”, afirmou. “Sinto-me honrado, desafiado, comprometido e motivado por assumir a presidência da Associação. Como vice, entendi o tamanho da relevância social que a ACI-E tem”.

Ele também fez um apelo aos associados para que se engajem nas iniciativas da entidade. “Participem ativamente, ajudem a gestão, conheçam a ACI-E, usufruam o que a Associação dá, e não é pouca coisa, aproveitem ao máximo e vamos assumir o protagonismo da transformação social. E que seja por Encantado”, concluiu.

Na despedida, Maria Cristina destaca ações de 2021

No último pronunciamento como presidente da ACI-E, Maria Cristina agradeceu o apoio dos colegas de diretoria, dos integrantes do Conselho, da equipe administrativa e dos associados. “Estive rodeada de pessoas ativas e colaborativas que auxiliaram, com louvor, a impulsionar nossos projetos”, disse.

Ela também aproveitou para destacar a força da entidade e do associativismo para superar as dificuldades do dia a dia. “A ACI-E acolhe, apoia e oferece condições para que os associados aprimorem conhecimento, cooperem entre si, se mantenham atualizados, formem novas lideranças, construam alternativas de solução conjunta, com estratégias e ações que promovam o seu desenvolvimento, estimulem o empreendedorismo e sejam bem sucedidos”, comentou.

Maria Cristina fez um relato das principais ações desenvolvidas pela entidade durante o ano, entre elas, a concretização do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel), a continuidade e expansão dos Núcleos do Programa Empreender (atualmente são seis), a atuação do Grupo de Apoio ao Associado (GAA), formado por lideranças voluntárias e profissionais de diferentes especialidades, e a mobilização no debate sobre o modelo de concessão das rodovias proposto pelo governo do Estado.

A empresária lembrou que a ACI-E contratou engenheiros especializados para realizarem um estudo minucioso do projeto no trecho das ERSs 129 e 130 que abrange o município de Encantado, com o objetivo de identificar as necessidades de adequações para viabilizar o tráfego e a mobilidade urbana adequada, além do acesso às empresas e comunidades lindeiras com segurança. “Nos posicionamos a favor da retirada da Praça de Pedágio do território de Encantado, hoje instalada no bairro Palmas, e defendemos a extinção da outorga, a redução do prazo para duplicação das rodovias e a tarifação pelo sistema free-flow”, acrescentou.

Por fim, Maria Cristina afirmou que a força das entidades representativas vem ganhando espaço e demonstrando capacidade de mudar o rumo, dar um norte diferente aos enfrentamentos vivenciados nos mais variados âmbitos, social, cultural, ambiental, político e econômico. “Nesse aspecto, nossa ACI-E se destaca pela participação, desempenho e representatividade local e regional”, salientou. “O momento é de congregar forças e potencialidades, trabalhar juntos, poder público, entidades, lideranças empresariais, comunidade, com pensamento e ações guiadas por princípios e valores, numa relação de confiança mútua, envolvidos pelo propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”.

Palestra e vídeo

O evento de quinta-feira contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, que palestrou sobre o papel do Estado no desenvolvimento econômico. Ele falou sobre o contexto econômico atual e as oportunidades de desenvolvimento para Encantado e região e apresentou os programas de apoio, linhas de crédito e financiamentos direcionados aos empreendedores de micro e pequenas empresas. Brum também destacou a modernização do serviço público com novas leis de fomento à economia.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também esteve presente e enalteceu a parceria entre a Administração Municipal e a ACI-E na promoção de ações que visam ao desenvolvimento de Encantado.

Na noite também foram homenageados os associados de 2021 e apresentado o novo vídeo institucional da ACI-E, que marca os 82 anos de história.