ACI-E retoma Oficinas dos Associados com palestra sobre gestão financeira

Reginaldo Rizzi

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) retomou a programação de oficinas, iniciativa que possibilita ao associado a oportunidade de promover seu negócio e mostrar suas habilidades profissionais. A sistemática é a seguinte: o associado apresenta o conteúdo e a ACI-E cede o espaço e faz a divulgação.

O evento mais recente, realizado no dia 27 de outubro, no Centro Empresarial ACI-E, teve como convidado o empresário Reginaldo Rizzi. Há dois anos, ele fundou a Extrattus, empresa estabelecida no município de Relvado, especializada na terceirização da gestão financeira para pequenas e médias empresas. “Entregamos ao nosso cliente a gestão financeira completa”, disse.

O tema central da explanação foi “Sua Empresa Mais Lucrativa: como ter uma gestão financeira simples e prática”. O empresário chamou atenção para a dificuldade que as pequenas empresas têm para organizar seus departamentos financeiros. “Raramente encontro uma empresa desse porte organizada. Não conhecem suas margens, não sabem precificar, perdem competitividade e ficam enfraquecidas, colocando em risco sua continuidade”, afirmou.

Outra situação apontada é a dificuldade que o empresário tem para delegar as atividades operacionais. “Pelo fato de ser a peça-chave do negócio, o proprietário fica preso no operacional e não consegue assumir um campo mais estratégico. Ele precisa observar o seu negócio, ver as potencialidades, as fraquezas, o que vende, os custos, as despesas. E isso tudo ele vai poder enxergar por meio dos números”, acrescentou Rizzi, que procurou conscientizar o público sobre a importância da clareza dos números. “Por meio da gestão financeira, o empresário passa a conhecer o negócio dele, começa a monitorar e implementar ações preventivas também. É fundamental tomar decisões com números, para ser mais assertivo”.

Mitos e processos

Reginaldo Rizzi apresentou alguns mitos, entre eles: 1) gestão financeira não gera receita; 2) somente empresa de grande porte pode ter gestão financeira; 3) falta de tempo para se dedicar à gestão financeira; 4) sempre fez desse jeito e deu certo; 5) gestão financeira só organiza as contas; 6) é necessário alto investimento para ter gestão financeira.

Entre os principais processos de uma boa gestão financeira, Rizzi sugeriu a separação de contas Pessoa Física e Pessoa Jurídica; o registro de todas as entradas e saídas com um plano de contas bem estruturado; o conhecimento dos principais indicadores do negócio; ter bem claro o valor do prolabore; e ter a consciência que o caixa da empresa não é o lucro.

“Procurei passar ao público a compreensão de que a gestão financeira para pequenos negócios é possível de ser implementada e que, a partir disso, o empresário tenha condições de gerir melhor o negócio, com mais segurança, com crescimento sólido e rápido, e com capacidade de evitar problemas em momentos críticos”, comentou. “Uma gestão financeira adequada faz com que os fatores negativos tendem a reduzir e até serem eliminados, porque o empresário passa a ter o real conhecimento do que é o negócio dele e começa a tomar decisões importantes baseadas em números”.

Bacharel em Administração, antes de fundar a Extrattus, Reginaldo Rizzi foi conselheiro fiscal da Dália, servidor de carreira na Prefeitura de Relvado, secretário municipal de Administração e vereador.