ACI-E e Univates fecham parceria para Programa Jovem Aprendiz e curso na área de TI inicia em janeiro

Professora da Univates, Edi Fassini

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) fecharam parceria para a realização do Programa Jovem Aprendiz em Encantado.

A ideia é oportunizar que empresas encantadense e da região Alta do Vale do Taquari qualifiquem adolescentes e jovens aprendizes a fim de suprir as necessidades das organizações, sobretudo, na área de Tecnologia de Informação (TI).

A partir do dia 23 de janeiro de 2023 iniciam as aulas do curso de Operador de Sistemas de Computador com alunos com idade entre 14 e 24 anos, matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior.

A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, professora Edi Fassini, comenta que o Programa Jovem Aprendiz é obrigação imposta pela legislação e fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Ao mesmo tempo é uma oportunidade para as empresas investirem na formação de futuros colaboradores competentes e forjados na cultura da empresa”, explica Edi.

Ela chama atenção para o fato de que Encantado vem apresentando dificuldade de preenchimento de vagas para diferentes funções. “Por isso, investir na formação de jovens, desde um recrutamento sério, e apostar num curso que visa preparar para uso de tecnologias computacionais é garantir profissionais com habilidades amplas para diferentes funções”, acrescenta.
As empresas interessadas em oportunizar o curso a seus jovens aprendizes podem se inscrever na Associação.

A executiva da ACI-E, Bernardete Rissi, explica que a entidade também vem auxiliando as empresas na contratação dos jovens. “Nós captamos os currículos desses jovens e enviamos para as organizações”, diz. “Estamos em contato permanente com os gestores e líderes do Jovem Aprendiz, responsáveis pelo RH e diretores das empresas, a fim de acompanhar e ajustar o processo sempre que necessário”.

Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz podem ser obtidas pelo WhatsApp Corporativo da ACI-E no 3751.2255 e telefones 3751.2876 e 3751.3432.

Metodologia do curso

De acordo com Edi, o curso foi planejado a partir da necessidade constatada na região de profissionais que compreendam o funcionamento de softwares, as linguagens de programação e diferentes ferramentas de Tecnologia da Informação para se movimentarem com mais autonomia em diferentes postos de trabalho. “As tarefas manuais estão cada vez mais sendo substituídas por equipamentos controlados pela informática. Ambientes administrativos, comerciais, serviços em todos os segmentos e até no chão de fábrica, o que predomina é a informática e a automação de processos. Contudo, há e sempre haverá a necessidade de pessoas com conhecimento para pensar, programar e intervir na hora que a máquina para”, salienta.

A professora antecipa que o aluno, embora não vá aprender em dois anos a ser um programador, estará alfabetizado nas bases da linguagem computacional, sendo desenvolvido no pensamento lógico para buscar soluções para problemas que as empresas enfrentam. “E se no ambiente da empresa lhe for dada oportunidade para também aprender, será um colaborador comprometido e vestirá ‘a camisa’ com orgulho e gratidão”, acredita.

Experiência desafiadora e positiva

A coordenadora e responsável pelo setor de Recursos Humanos da Fontana S/A, Priscila Lanzini Bastos, conta que a experiência da empresa de Encantado com jovens aprendizes vem de muito tempo. “É desafiador, pois estamos lidando com nossa futura geração de trabalho. Mas no geral tem sido uma iniciativa bem positiva, tanto é que conseguimos realizar algumas contratações após o período/contrato de aprendizagem”, afirma.

Priscila, do RH da Fontana

É o caso de Tailan Ferreira, 19 anos, que começou na Fontana como jovem aprendiz em 2020, no setor de TI, e agora decidiu seguir no ramo. Atualmente, ele faz o curso técnico em Informática e integra a equipe de colaboradores efetivados desde março deste ano. “Meu primeiro contato com o mundo do trabalho foi como jovem aprendiz da Fontana. Aprendi várias coisas. A oportunidade no setor de TI foi crucial na minha carreira profissional, pois decidi me qualificar e seguir nessa área”, destaca

Tailan Ferreira tem 19 anos

Atualmente, a Fontana conta com 11 jovens em aprendizagem nos setores administrativos da empresa. “Vários deles são filhos dos nossos colaboradores, como é o caso da Kamili, filha do nosso funcionário Moisés Vieira. Gosto de dizer e pensar que é uma admiração e dedicação pela empresa que passa dos pais para seus filhos”, afirma Priscila.

Jovem aprendiz Kamili e o pai Moisés trabalham juntos na Fontana

Ampliar a rede de contatos

Atual orientadora educacional no Colégio Cenecista Mário Quintana de Encantado, Elisabete Bertella viveu a jornada do primeiro emprego como jovem aprendiz no Sicredi Região dos Vales. “Era uma instituição que estava bem adequada para receber esse tipo de colaborador. Pela primeira vez estive em um ambiente empresarial, onde eu tinha responsabilidades diferentes: precisava aprender a me relacionar, a ter uma comunicação assertiva, a ter postura e a compreender como era o funcionamento de uma empresa”, explica Elisabete, que logo na sequência foi contratada pela ACI-E.

Ela ressalta que a trajetória como jovem aprendiz lhe possibilitou ampliar a rede de contato. “Pessoas que pude conhecer e que me conheceram. Pude mostrar meu valor de trabalho e depois ser lembrada em outros espaços onde pude vir a trabalhar”, diz. “Essa experiência proporciona ao jovem mais autonomia, autoria e responsabilidade. Ele começa a se sentir uma pessoa que vai ter um protagonismo, a desenvolver habilidades socioemocionais para resolver problemas reais que vão surgir”.

Elisabete Bertella