A associada Dália Alimentos é agraciada com o 5º Prêmio Vencedores do Agronegócio

Inscrição do case ao prêmio foi realizado pela Aci-e

A Dália Alimentos foi uma das vitoriosas do Prêmio Vencedores do Agronegócio – Troféu Três Porteiras 2017, na categoria Produção Agropecuária. A distinção é concedida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) e está em sua 5ª edição. A solenidade de entrega foi realizada no dia 30 de agosto, durante a Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

A comissão julgadora selecionou iniciativas inovadores de reconhecido mérito pelo trabalho, pela excelência, resultados, modelo de gestão e qualidade, envolvendo os negócios do complexo da produção rural, seja antes, dentro ou depois da porteira.

A inscrição para o prêmio foi realizada pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (Acie-e), que é ligada à Federasul e apresentou a Dália como candidata ao prêmio. Conforme a secretária executiva, Bernardete Rissi, “diante dos objetivos do prêmio, a Aci-e, entidade de congrega indústria, comércio, prestadores de serviços e agronegócio, busca, dentre seus associados, cases que representem as iniciativas dos nossos empresários associados. “Os Condomínios Robotizados são uma mescla de tudo o que há de mais positivo dentre os empreendedores de Encantado e do Vale do Taquari, que é a união através do cooperativismo, alicerçada pela tecnologia de ponta. Uma empresa que está sempre buscando a viabilidade de seus negócios, o fortalecimento da marca e a melhoria do trabalho e da renda para os produtores rurais, com reflexos positivos e duradouros para toda a sociedade”.

Para o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, em um momento em que o agronegócio gaúcho e brasileiro é evidenciado através da Expointer, personalidades e entidades que apresentam diferenciais na forma de empreender são destacadas. “O Projeto Condomínios Leiteiros desperta a atenção do RS e do Brasil pela inovação, não somente pela tecnologia empregada, mas, principalmente, pelo modo desafiador de unir pequenos produtores a produzirem de forma empresarial e associativa, com o objetivo de buscar escala, produtividade e qualidade. Numa época de crise, nos sentimos gratificados com essa premiação porque desafiamos a adversidade através da inovação”.

O case vencedor da Dália

A Dália Alimentos possui quatro Condomínios Leiteiros Associativos com Ordenha Robotizada. Foram investidos mais de R$ 20 milhões nos quatro empreendimentos instalados nos municípios de Nova Bréscia, Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária. A ideia surgiu após várias viagens ao exterior, mais precisamente na região da Galícia, na Espanha, quando a Direção e o Conselho da Dália pensaram em estruturar um projeto modelo de produção leiteira.

O objetivo dos condomínios consiste na busca de soluções para a produção de leite dos associados da cooperativa que, em sua maioria, são produtores com escassa mão-de-mão, escala de produção mediana/baixa e pouca expectativa. A Dália Alimentos buscou alternativas viáveis, sendo que a solução encontrada foi reunir esses produtores num empreendimento associativo, que dilui custos de produção, aumenta a produtividade e, por extensão, a renda.

O leite do grupo é produzido em um único local, garantindo maior preço e melhor qualidade; os recursos, a mão-de-obra, os equipamentos e o tempo são otimizados. A ideia, então, foi juntar estes produtores fazendo uma associação para a produção de leite de forma coletiva, unindo pessoas em torno de interesses comuns.

Ao centro, o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Piccinini, recebe a distinção acompanhado por lideranças, diretoria e equipe da Aci-e