Evento “Feitas para Durar” destaca histórias de empresas familiares da região

A Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), núcleo da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), promoveu na noite de quinta-feira, dia 9, a quarta edição do evento “Feitas para Durar”, que anualmente aborda o tema da sucessão familiar nas empresas da região.

O encontro contou com a participação de Renata Galiotto, fundadora e CEO da Ciamed Distribuidora de Medicamentos; Alexandre Luzzi, sócio-proprietário da Luzzi Indústria de Móveis; e Janaína Koller Martinez, diretora-executiva e comercial da Vinagres Prinz. A mediação ficou a cargo de Mauricio Grazziotin Mondadori, especialista em governança e sucessão de empresas familiares, com mais de 16 anos de experiência e 40 projetos realizados em todo o Brasil.

Trajetórias que inspiram

A diretora de Núcleos da ACI-E, Cláudia Boufler, destacou a importância do evento e do núcleo jovem dentro da associação. “O núcleo da AJEV é muito querido na nossa associação. Ver o grupo inovando e contribuindo para o crescimento da ACI-E e da comunidade é motivo de orgulho. Desejo uma noite de grandes aprendizados e trocas entre empreendedores e intraempreendedores”, afirmou.

Renata contou que a Ciamed nasceu de uma inquietação e da busca por novas oportunidades. “A ideia surgiu ainda na faculdade, quando percebi uma lacuna no mercado de medicamentos na região. Um professor acreditou em mim e me apresentou pessoas que abriram portas. Foi assim que comecei, em uma pequena sala no centro de Encantado. Estudei muito, aprendi na prática e, com o tempo, a empresa cresceu e conquistou espaço”, relatou.

Hoje, com mais de 20 anos de história, a Ciamed é referência na distribuição de medicamentos, especialmente na área da oncologia.

Alexandre Luzzi relembrou a trajetória da empresa fundada pelos pais em 1990. “Tudo começou com pequenos artesanatos feitos à noite, até que os pedidos cresceram e meu pai decidiu abrir a empresa. Ele vendeu o único carro da família para comprar a primeira máquina. Era tudo muito simples, o trabalho era feito nos fundos de casa, sob um telhado de lona. Mas havia paixão e persistência”, contou.

Com o passar dos anos, Alexandre trouxe a modernização e a tecnologia para o negócio. “Quando entrei, percebi que era hora de inovar. Investimos em processos e design, e hoje a Luzzi Móveis atua nos segmentos residencial, corporativo, comercial e hospitalar. Manter o legado é também reinventá-lo”, destacou.

Representando a Vinagres Prinz, Janaína compartilhou sua vivência dentro da empresa familiar e o aprendizado vindo da convivência com o pai, o proprietário. “Desde pequenas, participávamos do dia a dia da fábrica, acompanhando o processo de produção, o contato com clientes, as negociações. Tudo isso foi nos moldando, mesmo sem perceber”, contou.

Ela destacou a liberdade que teve para escolher seu próprio caminho.“Nunca houve pressão para assumir o negócio. Meus pais sempre deixaram claro que poderíamos fazer o que quiséssemos. Isso tornou o processo de sucessão mais natural, porque a decisão veio da vontade de continuar um propósito”, afirmou.

O encontro reuniu 80 pessoas na sede do Sicredi Região dos Vales e contou com a presença de empreendedores, associados e representantes de diversas empresas da região, que participaram de um momento de aprendizado, inspiração e networking promovido pela AJEV e pela ACI-E.

 

Rolar para cima